O Presidente da República e a Primeira Dama, interagiram nesta Quarta-feira (2), no Centro de Ciência de Luanda, com crianças autistas, no âmbito da comemoração do Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo.
Por: Amilton Victor
João Lourenço e Ana Dias Lourenço ao se juntarem à causa que cada vez mais comove pessoas pelo mundo, mantiveram um contacto emocionante com as crianças acometidas pelo fenômeno do Autismo, que segundo a OMS, afecta 1 em cada 160 crianças.
Para além da visita à oficina educativa com as crianças autistas, o casal presidencial participou da inauguração da exposição inovadora “Autismo sem Máscara”, estampada no Espaço do Sistema Solar do CCL, que promove a conexão emocional entre mães e filhos com autismo através da pintura. Nela, As crianças expressam os seus sentimentos e emoções no rosto das mães, transformando-o numa tela viva.
O Acto foi igualmente marcado por um momento simbólico, onde o Presidente foi pintado no rosto pelas crianças autistas, tendo assistido, na sequência, a Exibição do Filme “Íris – O Mergulho no Mundo dos Autistas”.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade.
De acordo com a OMS, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.
Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.
Comentários estão encerrados.