Campanha contra sarampo no Cuanza Norte prevê vacinar 75 mil crianças

Uma campanha de vacinação contra o sarampo que arrancou na terça-feira no município do Quiculungo, província do Cuanza Norte, prevendo imunizar cerca de 75 mil crianças dos seis meses aos 15 anos de idade.

O programa, cuja abertura foi procedida pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Cuanza Norte, Leonor da Silva de Lima e Cruz, decorrerá até o próximo dia 18 do corrente Mês.

Para o êxito da campanha foram mobilizadas 145 brigadas, com um total de 380 técnicos e 80 mil doses de vacinas.

A acção de bloqueio visa a contenção da doença, após o registo na província de cinco casos de sarampo do mês de Março a Maio.

Segundo a vice-governadora do Cuanza Norte, de Janeiro à data presente foram registados no Cuanza Norte 38 casos suspeitos de sarampo, dos quais cinco com diagnósticos positivos, situação que está a preocupar as autoridades governamentais da província.

Os casos suspeitos ocorreram nos municípios de Quiculungo, Cazengo, Lucala e Banga.

Leonor de Lima e Cruz acrescentou que, apesar dos esforços do governo local em aumentar e melhorar as infra-estruturas sanitárias e o pessoal técnico, ainda continua a registar-se uma fraca adesão das famílias aos serviços de vacinação, o que leva a que as crianças não estejam protegêidas de várias doenças.

Por sua vez, o responsável do Departamento Provincial de Saúde Pública, Cruz Manuel, precisou à Angop que dos cinco casos positivos de sarampo registados na província, quatro foram diagnosticados no município de Quiculungo, onde foram verificados 13 casos suspeitos, enquanto o óbito ocorreu no município de Cazengo, sede da província do Cuanza Norte.

ANGOP/NA

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies