BDA desembolsa 13 mil milhões de Kwanzas para programa de alívio económico

Por: Ivanine Silva

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), desembolsou 13 Mil Milhões de Kwanzas, nos quatro meses de operacionalização das linhas de financiamento à produção nacional no âmbito do programa de Alívio Económico, que teve início à 6 de Julho.

De acordo com uma nota que o Notícias de Angola teve acesso, trata-se de um total de 215 projectos de crédito já aprovados, o valor acima mencionado corresponde à quantia desembolsada para o financiamento de 111 projectos, sendo que estão em fase de formalização os restantes 90 projectos, que serão financiados após o processo de contratualização.

Recorde-se que o BDA recepcionou, até ao momento, 249 processos de candidaturas, tendo sido aprovados 215 projectos, com uma taxa de aprovação de 86 por cento.

Dos projectos já desembolsados, 10 são para a importação de insumos agrícolas, nomeadamente fertilizantes, para o reforço da capacidade dos produtores agrícolas. Os restantes 90 por cento são créditos concedidos à comercialização de produção nacional, nomeadamente a distribuição e comercialização, de forma a fazer chegar à mesa dos consumidores o que no país produz-se.

Com projectos aprovados nas 18 províncias, destacam-se Luanda com 39, Huila com 22, Bié com 18, e Benguela e Lunda Sul ambas têm 14 projectos cada uma.

O incentivo à produção nacional passa também pelo exercício de boas práticas de um ciclo virtuoso do crédito bancário, exigindo-se, por isso, maior rigor nos processos e procedimentos dos solicitantes e na avaliação de cada projecto.

A carteira de créditos total aprovada pelo BDA neste período é de 31 Mil Milhões de Kwanzas com os quais se dá resposta ao programa de alívio económico que tem como objectivo incentivar a produção nacional, sem que se deixe de ter em conta a necessidade de assegurar as boas práticas de um ciclo virtuoso do crédito bancário, exigindo-se, por isso, maior rigor nos processos e procedimentos dos solicitantes e na avaliação de cada projecto.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies