O país cabe aqui.

BDA aprova projectos na ordem dos 157 milhões de Euros

Redacção NA

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) aprovou, quatro projectos estruturantes, avaliados em 157 milhões 513 mil e 965 Euros, do sector Agro-pecuário e Indústria, para financiamento da Linha de Crédito Deutsche Bank (DB), todos a serem executados no segundo semestre deste ano.

De acordo com Ângelo Correia, Director de Operações Estruturadas do BDA, destes projectos aprovados, através da sucursal espanhola do banco alemão, apenas dois concordaram com as condições financeiras, impostas pelo financiador.

Em declarações à ANGOP, o director, diz ter sido concedida a garantia soberana (condição precedente à cedência do financiamento) ao projecto de produção de óleo alimentar e farinha de soja. Trata-se da empresa “Carrinho Empreendimentos S.A”, que vai beneficiar de um financiamento de 56,9 milhões de euros, para investir numa refinaria de óleo alimentar e produção de soja na província de Benguela.

O responsável do BDA, explicou ainda que, após a emissão da Garantia Soberana, a fase a seguir será a contratualização do financiamento, na qual o BDA e DB celebrarão o contrato de financiamento para depois o banco angolano repassar o mesmo contrato ao devedor/empresário.

Lembrou também que a aprovação da empresa da empresa já citada, resultou das 19 solicitações de crédito recebidas pelo BDA, desde a celebração do acordo de financiamento com o DB, em 2019, e da análise de seis candidaturas, bem como o cumprimento das normas ambientais, a criação de postos de trabalho e projectos com impacto positivo na balança de pagamento do país como os principais requisitos exigidos para aceder ao financiamento.

A Linha de Crédito do Deutsche Bank, através da sua sucursal espanhola do banco alemão, é uma solução de concessão de crédito à importação e ou exportação, no âmbito de um acordo celebrado entre o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), a instituição alemã e o Governo de Angola, representado pelo Ministério das Finanças.

Para a concretização desse acordo, renovável anualmente, o Deutsche Bank tem disponíveis mil milhões de euros, para financiar projectos estruturantes do sector agrícola, da pecuária, das pescas e da indústria transformadora.

Com o objectivo de promover e apoiar o sector privado angolano, na importação de equipamentos, bens e serviços imprescindíveis à implementação de projectos de investimento, o financiamento do DB tem várias vantagens.

Neste particular, referiu-se ao reembolso do valor do crédito em kwanzas por parte do cliente, bem como à tramitação internacional da operação feita pelo financiador. Após o reembolso do valor em Kwanza, os empresários não têm que se preocupar com o problema das divisas, economizando tempo e recursos, tendo em conta que o DB cuida da operação internacional, como os pagamentos.

Criado a 7 de Junho de 2006, o BDA tem como principal objectivo o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia nacional, sendo também um órgão de fomento no contexto do desenvolvimento económico, para financiar os grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura, tendo posição no apoio aos investimentos na Agricultura, no Comércio e Serviço, nas micro, pequenas e médias empresas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies