Autoridades Japonesas correm contra o tempo para resgate das vítimas de enxurradas

As equipas de resgate no Japão, continuam hoje, com os trabalhos de busca de 127 pessoas após as fortes chuvas que afectaram a metade sul do país e deixaram até hoje mais de 200 mortos, segundo sitam fontes.

São 28 pessoas oficialmente desaparecidas e outras 99 que ainda não puderam ser localizadas, embora no momento não estejam incluídas no grupo de pessoas desaparecidas, segundo afirmou hoje, numa conferência imprensa, o ministro porta-voz do governo, Yoshihide Suga, que subiu o número de mortos para 204.

Desses, mais de 70 porcento tinham 60 anos ou mais, segundo divulgou a imprensa local.

Cerca de 73 mil membros das Forças de Autodefesa (Exército), polícia e bombeiros participam dos trabalhos de busca, onde foram utilizados 81 helicópteros, afirmou Suga.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou a sua gratidão aos 5,5 mil voluntários que atendem às sete mil pessoas que seguiam deslocadas quinta-feira, exactamente uma semana depois do início das chuvas, nas zonas afectadas (principalmente Hiroshima e Okayama, onde aconteceram mais da metade das mortes).

“Espera-se que mais voluntários cheguem nas zonas afectadas nos próximos três dias (segunda-feira é feriado no país), então quero pedir a eles que maximizem a segurança e as medidas para combater as altas temperaturas” previstas para este período, disse Abe.

A Agência Meteorológica de Japão (JMA) prevê que os termómetros ultrapassarão os 30 graus Celsius nos próximos dias em muitas das áreas atingidas, aumentando a preocupação em relação com possível insolação e disseminação de doenças infecciosas entre os deslocados e socorristas.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies