O país cabe aqui.

Artesanato das mãos de quem não vê

Por: Victória Pinto

António José Campos, 80 anos, é deficiente visual e artesão à 42 anos e ajuda as meninas desfavorecidas no Orfanato Horizonte Azul. 

António José Campos é deficiente visual à 32 anos, adquiriu a deficiência de uma maneira inexplicável, pois de um dia para o outro perdeu a visão dos dois olhos. O artesão contou que já procurou respostas médicas, mas os médicos especialistas afirmam não haver nada anormal em seus olhos. 

António Campos é cozinheiro, alfaiate, pintor, barbeiro, artesão e bombeiro, profissão a qual foi despedido pelo comandante Alexandre Bento após ser descoberto que tivera perdido a visão.

Em meio a tanto aprendizado profissional, depois de perder a visão e ter sido despedido, o ancião viu no artesanato um modo de terapia. 

” Eu já fazia artesanato antes de ficar cego, mas não precisava para nada porque trabalhava como bombeiro e tinha outras profissões, aprendi e guardei comigo na minha consciência. Mas quando adquiri essa deficiência notei que era a única profissão que conseguia mesmo sem ver”, contou. 

Com o passar do tempo o artesão deciciu ajudar o próximo com o seu talento, e apesar da deficiência visual, caminha sozinho cerca de 8km e gasta 400 kwanzas, para ensinar as meninas do Orfanato Horizonte Azul. 

António José Campos acrescentou que mesmo não tendo apoio sente-se feliz em ajudar, e que a maioria das meninas do Orfanato já aprenderam a fazer diversas obras. 

” São mais de 60 crianças e jovens que já aprenderam comigo, umas já saíram daqui “.

Foto: Nambi Wanderley
Foto: Nambi Wanderley

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies