O país cabe aqui.

Aprovados novos planos de produção da sociedade mineira de Catoca

Redacção NA

Foi aprovado durante a 67ª assembleia geral de sócios da sociedade mineira de Catoca, realizada na última semana, na Lunda-Sul, os novos planos de produção da mineradora, para o triénio 2022-2024, bem como o orçamento para o exercício económico de 2022.

Segundo os planos aprovados, para 2022 está previsto um aumento da produção de diamantes, na ordem dos 7,1 cento, comparativamente a 2021, em que está previsto até ao final do ano serem recuperados 5,6 milhões de quilates.

Em termos de facturação, para o próximo estima-se uma redução de cerca de 5 por cento, a ser provocada por uma provável baixa do preço do diamante no mercado internacional, de cerca de 10,5 dólares por quilate.

Neste ano, em consequência de uma quebra da oferta de diamantes no mercado internacional, o preço subiu para 122,5 dólares por quilate e, com reestabelecer da oferta em 2022, está previsto que os diamantes de Catoca venham a ser comercializados ao preço médio de 110 dólares por quilate.

Para Benedito Paulo Manuel, Presidente do Conselho de Gerência, apesar do contexto de grandes desafios provocados pela pandemia, foi possível manter os níveis de produção e a rentabilidade da empresa, facto que nos orgulha e motiva a continuarmos a trabalhar para que tenhamos uma empresa cada vez mais eficiente e robusta, contribuindo activamente para o desenvolvimento económico e social de Angola.

Para a realização de algumas alterações no modelo de governança de Catoca, a Endiama EP recomendou a realização de uma assembleia, a ter lugar no primeiro trimestre de 2022. Entre os temas previstos para a reunião, destacam-se a extinção do Conselho de Supervisão e a revisão da estrutura organizacional da SMC.

A Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 80 por cento da produção de diamantes do País. Com 26 anos de existência, Catoca é responsável por mais de 5.000 empregos directos e indirectos. A sua estrutura acionista é composta pela ENDIAMA EP e a Alrosa, ambas com de 41 por cento e a A LLI com 18 cento das acções.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies