Angolanos recordam qualificação ao mundial da Alemanha em 2026

Notícias de Angola – Angola celebra esta quarta-feira, 8 de Outubro, 20 anos desde o histórico e inédito apuramento para o Campeonato do Mundo das Nações da FIFA, disputado na Alemanha, em 2006.

O inédito aconteceu a 8 de Outubro de 2005, quando a Selecção Nacional de Honras derrotou a congénere do Rwanda, por 1-0, com golo do capitão Akwá, em partida disputada no Estádio Internacional Amahoro, na capital de Kigali.

Àquele golo, até hoje, é considerado o mais importante na memória da colectividade angolana, por qualificar os Palancas Negras na maior competição de futebol do mundo.

Sob liderança do seleccionador nacional Oliveira Gonçalves, o responsável montou toda a estrutura técnica e táctica do conjunto e sempre acreditou na qualificação histórica.

A data permanece significativamente numa das mais marcantes do desporto nacional.

Na corrida ao Mundial´2006, Angola integrou o Grupo B, juntamente com as selecções do Rwanda, Nigéria, Zimbabwe, Argélia e Gabão. Num total de dez jogos disputados, venceu sete, perdeu um e empatou dois.

Resultados na qualificação:

Argélia – Angola (0-0), Angola – Nigéria (1-0), Gabão – Angola (2-2), Angola – Rwanda (1-0), Angola – Zimbabwe (1-0), Zimbabwe – Angola (2-0), Angola – Argélia (2-1), Nigéria – Angola (1-1), Angola-Gabão (3-0) e Rwanda – Angola (0-1).

Sem hipóteses, Angola defronta às 14h00 desta quarta-feira, a similar do Eswatini, no Estádio Samholo, em Lobamba, para a 9.ª jornada do Grupo D, qualificativas ao Mundial de 2026, dos EUA, Canadá e México.

Nas eliminatórias do Mundial da Alemanha, Oliveira Gonçalves convocou os seguintes jogadores:

Guarda-redes: Lamá, João Ricardo e Marito

Defesas: Jamba, Yamba Asha, Kali, Jacinto, Lebo Lebo, Delgado, Elísio, Locó, Dias Caires, Simão, Sérgio, Joél e Valente

Médios: Gilberto, Chinho, Mendonça, Zé Kalanga, Figueiredo, Stopirra, André Makanga, Mateus Galiano, Rats, Miloy e Maurito

Avançado: Akwá, Flávio, Mantorras, Bruno Mauro, Marco Paulo, Paulinho, Love Cabungula, Avelino Lopes e Filipe.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies