ANGOLA – Uma sociedade em busca do salvador da Pátria

Por: Manuel Camalata

A busca por soluções mágicas, que possam melhorar o país, parece ser a preocução na cabeça da maioria dos angolanos, preocupados com oportunidades de emprego principalmente para a juventude, educação de qualidade e melhor atendimento na saúde, saneamento básico, eliminação da corrupção, redução do custo de vida, e uma infinidade de desejos e necessidades caracterizam o sentimento angolano nos últimos tempos.

Estas preocupações constituem, inevitavelmente, legítimos anseio dos cidadãos, que passados quase duas décadas depois da guerra civil, constinuam a sentir o abandono governamental, e por isso paira em nós a vontade de construirmos um novo futuro, comum a todo angolano. Sentimentos que nos traz tamanha esperança, e que algumas verdades não são seriamente vistas, o que acaba por se tornar numa armadilha para a sociedade, onde se proferem óptimos discursos, com promessas que soam como música aos ouvidos, porém vazios de reais intenções.

Se por um lado temos o presidente João Lourenço, com todo o suporte da máquina estatal ao seu lado, verbas e posição de prestígio para ser visto como uma boa opção a Angola, por outro lado, Adalberto Costa Júnior cavalga sua candidatura no deserto de liderança da oposição, arrebatando os corações dos ressentidos, dos humilhados e dos desesperançados. Por fora vem ainda o carismatico político Abel Chivukuvuku, que de todas as formas, tenta o seu lugar ao sol, mas que está difícil vislumbrar a certeza de qual as suas propostas, pois nem um partido politico definido tem.

Portanto, a busca do país é por um Salvador da Pátria, alguém que assuma a Presidência da República e dê solução a todos os problemas e mazelas. Uma busca que pode ser mais perigosa do que parece. É preciso analisar o que há de inconsciente por trás desse fenômeno. Os futuros candidatos têm discursos associados a grupos de ressentimento, pessoas que se sentem ameaçadas, no fim, uma política simplista de fácil agrado à maioria.

Ultimamente o advento das redes sociais tem permitido que o campo de batalha seja compartilhado por todos, onde qualquer um tem o poder de dar voz, o poder de ser ouvido, o poder de criar sua própria audiência, agora independente dos meios de comunicação tradicionais (televisão – rádio – jornal). Isso é, em nosso entender, óptimo para o processo da democracia, porém ainda muito novo para sabermos lidar com o volume de informação, e principalmente pelo facto de ainda não termos uma educação de base forte que nos permitiria, a todos, ler e interpretar textos e consequentemente, pensar com a nossa própria cabeça.

No fim, e apesar das críticas que recorrentemente se fazem às redes sociais, elas estão entupidas de verdades, mentiras, críticas e anedotas de todas as ordens e emblemas, com a perspectiva de eleger algum dos nobres representantes da política angolana, que, há tempos, provam que seus interesses estão mais vinculados à manutenção de seus benefícios, que com o interesse de facto, do povo.

O que estamos vivendo, é resultado das ansiedades e incertezas presentes no inconsciente global. Assim, para que exista uma coesão grupal, reforça-se a ideia de um inimigo em comum, onde todos, num laço de fraternidade encontram-se fortalecidos no ódio a determinada causa.

Toda essa intolerância, aversão, e sentimento de capacidade de julgamento, trazem a convicção de que os outros são culpados e os ideais justificam os meios. Deste modo, a figura de um salvador ganha espaço e força na mente humana como alvo dessas projeções. Como fonte de energia para essa ação, esse mito quando presente, incorpora ainda mais sua própria energia na mente humana.

É como se a figura ocupasse o ideal que o sujeito quer para si, ou seja, quem ele escolheria ser na vida se assim fosse possível. Dessa forma, com facilidade, seduz a população em desalento. Por razão, à população deve ser dada as ferramentas cognitivas que o permitam interpretar os fenómenos e intenções politicos que o permitam fazer uma boa interpretação. E por que? porque quando os eleitores escolhem candidatos que normalmente não escolheriam, as consequências negativas são duradouras. O problema com os salvadores é que, mais cedo ou mais tarde, os países têm que tentar se salvar deles.

Manuel Camalata, É Jornalista, Produtor e Editor no programa A Voz da Comunidade da Rádio Eclésia em Luanda.

Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies