Angola negoceia novos financiamentos

O governo angolano, está a negociar novos empréstimos e financiamentos no valor de USD 18,9 mil milhões, com maior parte da verba a ser negociada com a China, refere o “Prospecto Preliminar” que o Governo disponibilizou aos investidores da última emissão de “eurobonds”, noticiou o Jornal Expansão.

De acordo o documento, dos USD 18,9 mil milhões estão em negociação com a China 15,5 mil milhões, entre financiamento através de uma linha de crédito  e empréstimo de bancos.

O ICBC lidera o valor dos empréstimos em negociação, pois o Executivo está a negociar pelo menos dois empréstimos, um de 11,7 mil milhões USD para financiar “Vários projectos de infra-estruturas” e outro  de USD 1,2 mil milhões para financiar 85% de contratos devidos a “certos contratantes” concepção  construção e fornecimento de equipamentos para o Aeroporto Internacional do Bom Jesus”, o novo aeroporto de Luanda. O prospecto refere que se trata de um empréstimo com maturidade a 15 anos.

Ainda com a China, Angola está a negociar financiamento com a linha de crédito  do gigante asiático na ordem de USD 690 milhões  para a factura marginal da Corimba,na capital do País bem como 760,4 milhões USD, para a “ construção de sistema de transporte (de energia ) de Luchimo” e de USD 1,1 mil milhões para a “construção da academia naval  da base  de Kalunga” em Porto Amboím.

Em cima da mesa estão negociações com o alemão Commerzabank Aktiengesellschaft, um montante de até 500 milhões de euros, para operações, e de 600 milhões para importação de bens com a Gemcorp Corporate, um fundo de investimento sedeado em Londres, com a possibilidade de estender esse crédito para USD 1,2 mil milhões.

Em cima da mesa estão ainda negociações para um empréstimo USD de 600 milhões do Standard Chartered Bank e do Banco Mundial, outro de USD 678 milhões com o francês BNP Paribas e o Banco Mundial. Está a ser negociado, de acordo com as informações que o Estado deu aos potenciais investidores dos “eurobonds”, um empréstimo de USD 500 milhões com os franceses de Credit Agricole Corporate and Investmen Bank para “pagamentos a certos contratantes e empréstimos comerciais”.

Está também em negociações um empréstimo de USD 500 milhões com os espanhóis do BBVA, para “facilitar as exportações de Espanha para Angola”, refere o Prospecto preliminar.

A 31 de Dezembro de 2017, o país devia USD 38,3 mil milhões ao estrangeiro, repartidos entre dívida bilateral, ou seja Estado a Estado, cerca de USD 7,8 mil milhões, dívida multilateral, isto é a instituições internacionais, USD 2,1 mil milhões, dívida a bancos comerciais, USD 22,8 mil milhões, dívida a conhecedores, USD 4,1 mil milhões, e, finalmente, dívida titulada, no caso “euro-bonds”, 1,5 mil milhões.

No princípio deste mês, Angola procedeu à emissão, em Londres, de três mil milhões de dólares norte-americanos em eurobonds.  Esta foi a segunda emissão de eurobonds. A primeira foi de USD 1,5 mil milhões, feita em 2015.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies