Angola e Itália reforçam cooperação cultural

A cooperação cultural entre Angola e a Itália nas vertentes de formação, arquivos, bibliotecário e museológico, dominou nesta quarta-feira (6), em Luanda, a audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, ao embaixador italiano no país, Claúdio Miscia.

Angola e a Itália mantêm um acordo bilateral de cooperação cultural, técnico e científico assinado em 2002 e ratificado formalmente por Angola a 13 de Agosto de 2007.

Durante a audiência, a ministra Carolina Cerqueira destacou a necessidade de os dois Estados reforçarem os laços de cooperação com acções de promoção da cultura nos respectivos países, de intercâmbio, a troca de experiência, bem como a formação de quadros.

A ministra apontou ainda as áreas de restauração e valorização do património histórico-cultural, com particular realce para a vertente do património religioso em que a Itália conta com uma larga experiência.

Por seu turno o diplomata italiano, que falava à Angop no final da audiência, manifestou a disponibilidade do seu país reforçar a cooperação com Angola, ajudando nas acções ligadas a valorização, divulgação e preservação da cultura angolana.

Claúdio Miscia solicitou o apoio de Angola para a elevação da candidatura apresentada pelo seu país à Unesco a património mundial e para a adesão, como observador, na CPLP.

Segundo o diplomata, a Itália tem um interesse particular na sua adesão a CPLP, apresentando como argumento o facto de mais de 500 mil italianos terem ligações com a comunidade, por terem nascido em países da CPLP ou serem descendentes, concretamente do Brasil, ter o português como língua curricular de ensino em 25 universidades, 11 cátedras, entre outras acções.

O embaixador, que aproveitou ainda a oportunidade para convidar Angola a participar na edição 2018 da Trienal de Milão, destacou o facto de os dois países manterem laços de cooperação e amizade de longa data.

A Itália foi o primeiro país europeu a reconhecer Angola após a independência a 11 de Novembro de 1975.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies