Angola e França reforçam cooperação com quatro novos acordos

Angola e França, assinaram nesta segunda-feira (28), no Palácio do Eliseu, em Paris, quatro acordos de cooperação estratégica, enquadrada na visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, a convite do seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

Trata-se dos acordos no domínio da defesa; Convenção com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no domínio da Agricultura; Convenção sobre a subvenção dos estudos com o Fundo para Expertise e o Reforço das capacidades da Agência Francesa de Desenvolvimento; e Estabelecimento do Proparco – Promoção e participação para Cooperação Económica – filial da AFD para o sector privado.

Após assinatura dos protocolos, João Lourenço e Emmanuel Macron falaram à imprensa, tendo reafirmado o engajamento dos dois países em ver os acordos consumados para a satisfação dos angolanos e franceses em todas as áreas do conhecimento.

Segundo o estadista angolano, o país que dirige pretende estabelecer com a França uma verdadeira parceria estratégica, sustentada no reforço dos laços de amizade e de cooperação nos sectores da educação, cultura, política, defesa e segurança, principalmente a parte económica e empresarial.

João Lourenço explicou as razões da escolha de Paris para início da digressão pelos países da União Europeia, apontando que isso serve como sinal de confiança e comprometimento aos princípios discutidos e assumidos pelas duas nações.

Convidou o empresariado privado de ambos países a investir nos dois sentidos e agradeceu o interesse de mais de 80 principais empresas francesas presentes na agenda de trabalho, o que faz acreditar no sucesso dos acordos assinados.

Agradeceu a inclusão no roteiro da visita oficial deslocações a algumas instituições, nomeadamente a UNESCO, o Liceu Politécnico e disse ter sido “bastante” impressionado com o nível de investigação científica ali realizado, bem como nos campos da aeronáutica e agropecuária, previstas para terça-feira na cidade de Toulouse.

Por outro lado, destacou a vontade de Angola estreitar as relações para afirmar-se como membro-observador da Organização Internacional da Francofonia, pelo importante papel que esta instituição joga no mundo, sobretudo em África.

“No nosso lado, tudo faremos para que os importantes acordos assinados não fiquem apenas no papel”, concluíu João Lourenço, ladeado pelo anfitrião Emmanuel Macron.

Por sua vez, o Presidente francês mostrou inteira disponibilidade para incrementar a cooperação com Angola, reconhecendo que o estadista visitante terá todo o seu apoio para desenvolver as áreas de interesse comum.

Macron disse que a França tem acompanhado e encorajado o empenho de Angola na estabilização das sub-regiões em África, principalmente na África Central e África Austral.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies