O país cabe aqui.

Angola Cables disponibiliza infraestrutura para investigação científica e académica

Redacção NA

A multinacional angolana, Angola Cables em parceria com a Universidade Internacional da Flórida, dos EUA, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, do Brasil, a Rede Terciária de Educação e Pesquisa da África do Sul, anunciaram a activação de um link com capacidade inicial de 100Gbps, que liga a América do Norte, América Latina e África, através dos cabos submarinos Monet, SACS e WACS dedicada à colaboração entre Redes Científicas e Académicas a nível intercontinental.

De acordo a uma nota a que o NA teve acesso, o objectivo global do projecto da Americas Africa Research and eduCation Lightpaths, é de consolidar uma rede de conectividade de alta capacidade para o ecossistema das entidades científicas de pesquisa e educação dos EUA, Brasil e África e promover o trabalho colaborativo entre a comunidade académica.

Esta conexão trará benefícios no que toca a redundância e resiliência da conectividade de Redes entre as entidades de Pesquisa e Educação, fornecendo uma rota transatlântica directa e exclusiva entre a comunidade científica da tríade América do Norte, América Latina e África.

Numa altura em que está na ordem do dia o debate sobre a partilha de conhecimento científico entre as nações, este alinhamento entre entidades de pesquisa e educação de elevado prestígio internacional irá aportar sinergias no desenvolvimento de vários campos de investigação.

Angola, e em particular o subsector do ensino, investigação e ciências podem se interligar com instituições académicas internacionais com vocação em R&D através da plataforma Angonix, o maior Internet Exhange Point do País. Em tempos de grande consumo digital o Angonix se posiciona como o hub vocacionado para a redução de latências em Angola, com impacto na região da SADC, fruto da sua localização estratégica no Data Center da Angola Cables – AngoNap Luanda.

O Angonix é considerada a plataforma ideal para alavancar ecossistema digital das Redes Académicas de Angola e conecta-la com as entidades congéneres internacionais – parceiras da Angola Cables, nomeadamente nos EUA, Brasil, África do Sul e países africanos que integram a WACREN (West and Central African Research and Education Network).

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies