Angola albergará 31.ª edição do Afrobasket em 2025 

Notícias de Angola  – O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, confirmou esta terça-feira, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, que o país vai albergar a 31.ª edição do Campeonato Africano sénior masculino, Afrobasket, em 2025.

No âmbito do circuito fechado de automobilismo e motos, enquadrado nas Festas do Mar/2024, o Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, confirmou que Angola irá mesmo albergar o Afrobasket no próximo ano. 

Namibe, Benguela e Huíla constam na lista das cidades que poderão servir de palco para a prova continental, além de Luanda.

O responsável afirmou que a província do Namibe tem experiência de organização em termos de eventos desportivos e provou isso quando foi palco do Campeonato do Mundo de Hóquei em patins, em 2013.

Depois desta confirmação, o órgão reitor do desporto nacional disse que em uma semana o Ministério se juntará à federação para iniciar os preparativos do evento.

Das várias actividades, destacam-se as partidas do campeonato nacional de xadrez, categoria de juvenis masculinos e femininos, prestigiado pelo Ministro, no complexo escolar com o seu nome, na zona da praia Amélia.

De seguida, avaliou também o estado actual do Pavilhão multiuso Welwitschia Mirabilis. O recinto desportivo poderá acolher uma das fases do Afrobasket sénior masculino que Angola vai organizar.

Rui Falcão, aproveitou a sua presença na terra do deserto e manteve encontro com os representantes das organizações juvenis e das associações desportivas.

O mote da candidatura, além do resgate do título continental, também se enquadra nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.

Trata-se da quarta vez que Angola albergará uma edição do Afrobasket sénior masculino, 35 anos depois da primeira experiência (1989).

Em 2007, pela terceira vez, a prova decorreu em mais de uma cidade além de Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo e Huíla.

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina ostenta 11 títulos africanos, sendo o primeiro conquistado em 1989, em Luanda, com o técnico Victorino Cunha, e o último em 2013, na Côte d’Ivoire, sob orientação do treinador Paulo Macedo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies