Por: Ivanine Silva
O antigo Presidente do Fundo Soberano e filho do ex-Presidente de Angola, José Filomeno dos Santos “Zenu”, foi condenado, pela justiça angolana, nesta sexta-feira (14), a uma pena de cinco anos de prisão maior.
Envolvido no mediático caso “500 milhões de dólares”, Zenu dos Santos, foi condenado pelos crimes de tráfico de influência e burla por defraudação.
Outros envolvidos neste caso, também foram condenados são estes: Valter Filipe, Antigo governador do BNA, a pena de 8 anos de prisão, pelos crimes de peculato e burla por defraudação, Jorge Gaudens, economista, condenado a pena 6 anos, por tráfico de influência e burla por defraudação e António Sá Maria, Antigo Director de departamento de gestão de reservas do BNA, a pena de 5 anos, pelos crimes de Peculato e Burla por defraudação.
Os réus foram também condenados a pagar indemnizações ao estado angolano, por lesão aos interesses do Estado e prejuízo causados.
Apesar das condenações os arguidos ainda continuarão em liberdade, já que os seus advogados interpuseram recursos ao tribunal.