Notícias de Angola – O Canal ZAP Novelas continua a liderar a audiência televisiva em Angola, de acordo com o Relatório de Audiência da Marktest de 2023.
Segundo o estudo de Media e Publicidade de 2023, a que o Notícias de Angola teve hoje acesso, Zap Novelas, TV Zimbo e TPA1 lideraram por esta ordem as preferências dos telespectadores, no período de Abril a Setembro de 2023.
O documento apresentado baseou-se em estudos do Instituto Angolano de Opinião Pública ( IAOP) e Publivaga, monitorado pela Publimonitor, para a análise do investimento publicitário de televisão, rádio, imprensa publicada e multicaixa (dados fornecidos pela Isenta).
De acordo com o IAOP, todas as análises foram realizadas com base num software próprio desenvolvido pelo Grupo Marktest. Num total de três meios monitorizados pelo IAOP, as marcas do sector privado que mais investiram foram a Zap, Unitel, Dstv, Africell e a Sonangol.
Quanto à Rádio, em Abril o Top 5 com maior alcance foram as estações Rádio Luanda, Rádio 5, Rádio Mais, Rádio Despertar e Girassol FM. Em Setembro, as estações radiofónicas com maior audiência foram a Rádio Luanda; Rádio Despertar, Rádio Nacional e Girassol FM.
Em relação à Imprensa, o Jornal de Angola liderou, enquanto anível institucional o Governo de Angola representou, em 2023, 7% do total de investimento, face os 12% em 2022.
Numa análise global do investimento publicitário em 2023, verificou-se um aumento de 3,27% comparativamente ao ano anterior, e um acréscimo de 26,6% no número total de inserções, tendo sido a Televisão o meio principal para este valor.
Este género de estudo é único do género no mercado angolano, e, sistematiza a informação mais relevante sobre a Audiência dos Meios e os Investimentos Publicitários observados no ano passado.