Notícias de Angola – O primeiro serviço de internet por Fibra Óptica instalado Sábado (6), no distrito urbano do Zango 5, município de Viana, vai garantir a cobertura de Oito mil fogos habitacionais e proporcionar internet de qualidade à população local.
Por Amilton Victor
A iniciativa é da Paratus Internet Technologies Angola, que elegeu a Centralidade do Zango 5, como zona prioritária para a construção de infraestruturas de Telecomunicações por Fibra Óptica, no âmbito do projecto de inclusão digital denominado “Maxnet”.
Em declarações a imprensa, Rosimeri Calisto, gestora de consumo da Paratus Internet Technologies Angola, disse que propósito é promover o desenvolvimento da comunidade e a inclusão digital.
Conforme a especialista, trata-se de um serviço diferenciado e economicamente viável, com preços que rondam os 20 aos 35 mil kwanzas mês, com auma velocidade de processamento a situar-se entre 10, 20 e 40 megabits por segundo.
“Queremos proporcionar um serviço diferente a está localidade que se encontra muito distante dos grandes centros habitacionais de Luanda, por isso, hoje decidimos não só lançar o projecto, como também efectuar as primeiras ligações às residências, portanto acesso a este serviço pode ser feito pelas nossas plataformas digitais ou pelos vários pontos comerciais distribuídos pela centralidade”, explicou.
Lançado em 2021 e orientado para o segmento residencial em centralidades e zonas menos urbanizadas do
país, o projecto Maxnet proporciona acesso à internet de banda larga a cerca de 50 mil residências em treze centros residenciais de oito províncias, nomeadamente Luanda, Benguela, Huambo, Bié, Kwanza-Sul, Namibe, Bengo e Cabinda.