Notícias de Angola – A Yango não tem táxis próprios. Em vez disso, trabalha em parceria com empresas de transporte privado cujos motoristas utilizam o aplicativo.
Este modelo de negócio no qual a Yango disponibiliza tecnologia de mobilidade e de gestão e investe em marketing e na formalização dos parceiros está a trazer lucros importantes para pequenas e médias empresas do sector. Para os empresários e gestores de frotas, o potencial é enorme.
Por: Redacção
Jorge Luís é gerente da Adegio, empresa de transporte privado que instituiu uma parceria com a Yango no ano passado. Quase dez meses depois, os resultados são evidentes: “o nosso negócio cresceu, tanto financeiramente como a nível de reconhecimento dos passageiros, e isso trouxe benefícios importantes para a empresa e para os motoristas”, resume.
Segundo o responsável, “em termos empresariais, a parceria com a Yango traz muitas vantagens”. “Primeiro, não precisamos de fazer publicidade para angariar clientes, a Yango encarrega-se de todo o marketing e tem os seus usuários, que são os passageiros. Isto minimiza bastante os custos da empresa e maximiza os nossos lucros”, explica.
Um dos pontos que contribui para esta dinâmica de “optimização dos custos operacionais”, são também “as funções tecnológicas do aplicativo que ajudam a rentabilizar as rotas, o tempo de circulação, o combustível e o próprio desgaste dos automóveis”.
Ao “ter mais corridas em menos tempo”, a empresa poupa em recursos e os motoristas ganham a dobrar, “através dos bônus pagos por intermédio dos parceiros da Yangoàqueles que atingem certos objectivos” explica Jorge Luís.
Para além dos lucros, o gerente da Adegio sublinha a importância das “ferramentas de segurança do aplicativo da Yango” no dia-a-dia dos motoristas da sua empresa.
“Entre as várias funcionalidades está o botão de pânico que podemos accionar no caso de algum problema com os utilizadores”. Esta “segurança reforçada” também “beneficia os passageiros, que podem ver todos os dados do motorista no momento de pedir uma viagem, entre muitas outras garantias de segurança” que incluem, ainda, “uma verificação rigorosa da documentação e antecedentes dos motoristas que manifestam a intenção de trabalhar com o aplicativo”.
Já a nível administrativo, a parceria com a Yango dá à Adegio “uma capacidade importante de tomar decisões estratégicas de gestão financeira e de recursos humanos que de outra forma não seria possível”, nota o gerente da empresa de transporte privado. “A tecnologia do aplicativo dá-nos informações muito importantes, como o comportamento dos trabalhadores ao volante, a avaliação que recebem dos passageiros, o número de corridas que fazem, quanto tempo circulam diariamente, o nível de rendimentos, entre outros dados estatísticos”, elenca.
O acesso a um sistema que proporciona “tecnologia e dados de gestão importantes”, “incentiva a inovação na gestão de frotas a nível da eficiência operacional, monitorização e telemetria, colecta de dados de desempenho e outras integrações e ajuda a formalizar o sector”, resume Jorge Luís
“Estes aspectos em conjunto garantem competitividade e rentabilidade empresarial. Estamos a caminho de um ano com a Yango e em poucos meses adquirimos capacidade para tomar algumas decisões para expandir o nosso negócio e melhorar o nosso desempenho.
Acredito que se não tivéssemos esta parceria seria muito difícil exercer o trabalho de táxi personalizado em Angola”, conclui.