Vivências dos Candengues II é exposta no Sambizanga

Por: Victória Pinto

Vivências dos Candengues II é o tema da exposição realizada por Manuel Tomás no passado sábado na casa Cultural V Club, no Sambizanga.

A exposição contou com 20 quadros fotográficos moldurados com tecidos africanos, valorizando assim o que é nacional e a cultura africana.

Obras expostas

“A idéia de usar os tecidos africanos é para abafar o que é ocidental e promover o que é nosso”, frisou o fotojornalista.

De acordo com Manuel Tomás, a exposição visa incentivar as crianças o gosto pela leitura, fazer com que os adultos relembrem sua infância, promover os direitos da criança e as identidades culturais.

Adelino Manuel, morador daquele município, mostrou-se bastante feliz e agradecido por ter em sua localidade, uma exposição que o faz recordar dos momentos de sua infância.

Manuel Adelino

 “Agradeço ao Manuel Tomás pela homenagem que ele fez ao nosso Sambizanga, essa exposição representa muito para nós, ela traz a realidade da nossa infância e é um grande orgulho tê-la aqui antes mesmo de ser apresentada em outro local”, disse.

Osvaldo Paulo, amigo de Manuel, destacou que o conteúdo fotográfico fez-lhe recuar no tempo e que trata-se de um trabalho muito rico.

 “É um trabalho muito rico, traz as vivências da nossa infância, as curiosidades e as criatividades. Fez-me recuar no tempo e lembrar do minha época da bola”.

Manuel Tomás é natural de Luanda, município do Sambizanga, formado em fotojornalismo, em 2010 participou de uma exposição colectiva organizada pelo BESA foto, onde apresentou ” Vivência dos Candengues os Perigos da Infância” e foi destacado entre os 12 melhores, tendo beneficiado de uma formação de fotografia com fotografos da Wold Press Photo.

É a segunda vez que o fotojornalista expõe individualmente, a primeira exposição foi na província do Bengo com o tema ” Retratos do Bengo”. Manuel Tomás revelou ao Notícias de Angola que o próximo passo será levar o “Vivência dos Candengues 2” ao Centro Cultural Camões.

exposiçãoManuel TomásSambinzangaVivências Candengues