Unesco lança maior biblioteca digital do mundo

Foi lançado, na última semana, na sede da UNESCO, em Paris, um dos maiores projectos digitais do mundo, a Biblioteca Digital Mundial (BDM), que congrega mapas, textos, fotos, gravações, filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Os associados são, principalmente, bibliotecas, arquivos ou outras instituições que possuem coleções de conteúdo cultural como também, instituições, fundações e companhias privadas que contribuem para o projeto compartilhando tecnologia, convocando ou patrocinando reuniões de grupos de trabalho, ou financeiramente. Como exemplo do último, podemos citar os seguintes parceiros: Corporação Carnegie de Nova Iorque, Biblioteca Nacional do Catar, Google, Inc., entre tantos outros que fazem parte deste acervo tecnológico.

A BDM, tem sobretudo, caráter patrimonial” , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições, a BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser “com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes:árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas”.

Um dos tesouros incluidos no BDM, é o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história, um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo, trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra, ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas. A Bíblia de Gutenberg antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web, sem necessidade de se registrarem, e a mesma, permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.

bibliotecadigitaldo mundolançamaiorUNESCO