Notícias de Angola – A Unesco em parceria com a Coca-Cola/Refriango e ANV lançaram na segunda-feira, um projecto de educação ambiental nas escolas de Luanda.
Segundo o comunicado de imprensa que o Notícia de Angola teve acesso hoje, a iniciativa vai beneficiar cerca de 20 mil alunos a partir dos 13 anos com acções de formação e sensibilização sobre a importância da recolha e tratamento de resíduos sólidos de forma a melhorar a sustentabilidade ambiental no país.
Conforme o documento, o protocolo entre a CNU, Coca-Cola/Refriango e a ANV prevê, igualmente, a instalação de ecopontos nas 10 instituições de ensino do I e II ciclo Secundário da Rede de Escolas Associadas à UNESCO.
O acto foi aberto pela Secretária de Estado para o ambiente, Paula.
Para tal, As escolas seleccionadas para o projecto “Educação Ambiental nas Escolas” são: Instituto Médio de Economia de Luanda, Instituto Médio Industrial de Luanda, Instituto Médio Comercial de Luanda, Instituto de Telecomunicações de Luanda, Instituto Médio Politécnico Alda Lara, Complexo Escolar Teresiana de Viana, Colégio nº 1140 1º de Maio, Colégio Nº 1124 Nzinga Mbande, Escola de Saúde Castelo e Liceu nº 5106 Neves Bendinha.
A iniciativa enquadra-se no “Ecomovimento Oceanos” e desafia os alunos e professores das escolas participantes a propor soluções para combater a poluição plástica nos oceanos, em linha com o 14º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030, que visa conservar e usar de forma sustentável os oceanos, marés e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com Nuno Cruz, presidente da associação Nação Verde, “é imperioso que se desenvolvam projectos de educação ambiental nas instituições de ensino, porque estimula a consciência socioambiental da comunidade escolar”.
Nuno Cruz referiu que a implementação de ecopontos nas escolas contribuirá de certa forma, para cumprir os desafios de eliminar a poluição de resíduos sólidos urbanos nas comunidades.
O projecto “Educação Ambiental nas Escolas” reafirma também o envolvimento destacado da Coca-Cola na promoção da sustentabilidade ambiental em Angola.
Paula Lima, Gestora Sénior de Marketing da Coca-Cola em Angola, defende a educação ambiental sendo uma aposta segura devido ao seu efeito multiplicador para criar cidadãos conscientes e activos.
“Estes são os agentes de mudança que necessitamos. Os alunos deste programa vão aprender como mudar os seus comportamentos de consumo e como intervir de forma positiva no nosso entorno”, disse
Por outro lado, Paula Lima acrescentou que a sustentabilidade ambiental é um projecto a longo prazo no qual todos temos que participar. Através da plataforma JAMII e da campanha World Without Waste, a Coca-Cola assume a sua responsabilidade para dinamizar e envolver todos os cidadãos nesta missão urgente, que fará de Angola um país mais limpo, mais resiliente e com um meio ambiente saudável que nos beneficie não só a nós, mas também as próximas gerações.”
Enquanto que Tânia Jardim, a Administradora de Marketing da Refriango, sublinha, que o protocolo assinado vai reforçar a intenção da Refriango e da UNESCO, agora em conjunto com a ANV, de contribuir para o desenvolvimento e capacitação de jovens na área da saúde, educação cívica e educação ambiental, objectivo que foi protocolizado pela primeira vez em Dezembro do ano passado.
O projecto vencedor vai ser premiado na Feira Ecológica da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, agendada para 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, em Luanda.