Notícias de Angola – O instrumentista Angolano Teddy Nsingi e a Orquestra Rumba K.B. são os convidados da 15ª edição do evento “Domingo à Nossa Maneira”, a acontecer este Domingo (27), às 16 horas, no centro cultural Prova D´Art (Miramar), em Luanda.
O evento promete proporcionar uma tarde memorável ao som da verdadeira Rumba do Reino do Kongo, onde Teddy Nsingui, renomado guitarrista, mostrará outra faceta da sua carreira que é o canto.
Tedy Nsingi, aprendeu os primeiros acordes de guitarra em Kinshasa e com Dally Kimoko, aperfeiçoou as técnicas e criaram uma formação com colegas de escola. Nsingui entrou no circuito artístico, fazendo parte da “TP OK Jazz” de Francó e da “Sosoliso do Trio Madjesi”, entre outras formações.
Em 1976, em Angola, fez parte dos músicos angolanos residentes no então Zaíre, que viriam a constituir o Inter-palanca de Matadidi Mário Bwana Kitoko. Em 1980, ingressa na Orquestra Instrumental 1º de Maio e, com a reformulação desta, fez parte do Semba África. Com o fim desta formação, passou a actuar em várias formações como a Banda Madizeza e Jovens do Prenda. Actualmente, integra a Banda Movimento da Rádio Nacional de Angola, Conjunto Dizu Dietu, Banda do Show do Mês, dentre outros projectos artísticos.
Fundada em 2022, a orquestra Rumba K.B. liderada por Teddy Nsingi, surge como um projeto cultural que visa resgatar, preservar e celebrar a autêntica Rumba do Reino do Kongo. Composta por dez músicos experientes, a orquestra traz à cena musical uma proposta artística que combina tradição, identidade e emoção.
Sob a direção de Teddy Nsingi, o grupo tem vindo a conquistar o público com apresentações vibrantes, onde a música se transforma em ponte de diálogo entre a história e a contemporaneidade. A orquestra aposta numa sonoridade rica em percussões, harmonias vocais e arranjos que evocam a memória ancestral do povo Kongo.