Cerca de cinco dias após o corte do sinal de internet, numa altura de crise contra os resultados das eleições de 29 de Outubro último, os cidadãos de Dar Es Salan, a maior cidade da Tanzânia começaram a observar o restabelecimento gradual do sinal de conexão.
Entretanto, o governo da Tanzânia alerta a população para que não compartilhe fotos e vídeos que possam causar pânico, visto que a internet está sendo gradualmente restabelecida após seis dias de paralisação devido aos protestos violentos que começaram no dia da eleição.
Na noite da última segunda-feira, de acordo com Africanews, usuários de telefones celulares começaram a receber mensagem de texto a informar que o compartilhamento de imagens que podem causar pânico ou denegrir a vida humana resultaria em “acusações de traição”.
As mensagens surgiram logo após o restabelecimento da internet, quando as pessoas começaram a compartilhar imagens não verificadas de corpos que alegavam ser vítimas dos protestos eleitorais.
Página de uma rede social local que tinha começado a publicar vídeos e fotos de supostas vítimas de protestos eleitorais foi retirada do ar na noite de segunda-feira, após atrair milhares de seguidores em apenas um dia.
O governo ainda não divulgou um número oficial de mortos nos protestos, mas a presidente eleita Samia Suluhu Hassan, afirmou, durante o seu discurso de tomada de posse na segunda-feira, que houve perda de vidas e pediu às agências de segurança que garantam o retorno à normalidade no país.
A República Unida da Tanzânia é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quénia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Maláui e pela Zâmbia, e a oeste pelo Burundi, Ruanda e pela República Democrática do Congo.
Composto por 26 regiões, ocupa uma extensão de 945 087 km² e tem uma população estimada em 61.741.120 habitantes. A actual chefe de Estado é a presidente Samia Sululu, eleita nas eleições de Outubro último. A capital é Dodoma, sede oficial do governo e do parlamento, ao passo que Dar-Es-Salan, que já foi capital do país até 1975, é a maior cidade com 1. 590,5 km² de extensão e uma população de mais de 7,776 milhões de habitantes. É neste país que está situada a maior montanha de África, o Kilimanjaro com 5.895 metros de altitude.