Foi lançada recentemente a “Iniciativa de Gestão de Resíduos – Por Oceanos Limpos e contra o Lixo Marinho”, um projecto-piloto que pretende reduzir a poluição plástica e promover uma economia circular no Município de Talatona.
O acto oficial de lançamento que aconteceu na zona do Benfica, marcou o início de uma iniciativa que procura transformar a forma como os resíduos são geridos nas zonas costeiras urbanas.
Resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, a Embaixada Real da Noruega, o Município de Talatona e a Agência Nacional de Resíduos (ANR), a iniciativa surge como resposta ao desafio crescente da poluição plástica e da gestão de resíduos sólidos, factores que têm impacto directo na saúde pública, na economia local e na preservação dos ecossistemas marinhos.
Com potencial de replicação noutras zonas do país, o projecto no munícipio do Talatona será um laboratório de soluções integradas, incluindo o mapeamento das fontes e rotas de resíduos plásticos, a implementação de sistemas de recolha multi-contentores e a criação de centros de depósito com incentivos para a população.
Focada na acção da comunidade, a iniciativa contempla ainda o desenvolvimento de oficinas de reciclagem voltadas para a geração de emprego verde e programas de sensibilização ambiental e capacitação, com destaque para a participação de jovens e mulheres.
“Estamos a investir em oficinas comunitárias de reciclagem, programas de formação e centros de depósito de resíduos que recompensam o descarte responsável. Estamos a trabalhar lado a lado com organizações locais, líderes tradicionais e associações de base para garantir que cada voz seja ouvida e cada família se sinta parte desta transformação”, sublinhou a Representante Residente do PNUD em Angola, Denise António.
O Embaixador da Noruega em Angola, Bjørnar Dahl Hotvedt, destacou o compromisso do país com a sustentabilidade dos oceanos e com a cooperação internacional em prol do desenvolvimento sustentável.: A Noruega e Angola são ambas nações marítimas e, por isso, os mares desempenham um papel fundamental na vida dos nossos países e povos. Estamos ligados pelo mesmo oceano e temos de agir em colaboração e com urgência porque as ameaças à vida marinha são, consequentemente, ameaças à própria vida humana.
A Administração de Talatona destacou, por sua vez, a importância da iniciativa para o município, sublinhando que “o combate ao lixo marinho é também uma oportunidade para gerar emprego, fortalecer a cidadania ambiental e garantir um futuro mais saudável para as gerações futuras. Esta acção conjunta reforça o nosso compromisso com um Talatona mais limpo, resiliente e inclusivo”, apontou Sandra Batalha, Administradora Municipal.
O lançamento contou com a participação de representantes do Governo, parceiros de desenvolvimento, agências das Nações Unidas, sector privado, sociedade civil, organizações comunitárias e meios de comunicação.