Sociedade Bíblica de Angola traduz a Bíblia em Línguas Nacionais

A Sociedade Bíblica em Angola (SBA), está a trabalhar para que o livro mais antigo do mundo, a Bíblia Sagrada, seja traduzido em todas as Línguas Nacionais angolanas.

Nesse trabalho, em 2017 foi apresentado o Novo Testamento em Umbundo, e este ano, 2018, o Novo Testamento em Kikongo.

Em países mais desenvolvidos, o trabalho leva 15 anos, mas, a realidade angolana levou 19 anos para a tradução do Novo Testamento em Kikongo. Uma tradução da Bíblia Sagrada completa (Novo e Velho Testamento) pode levar 25 anos.

Nesse projecto, cada Língua Nacional está a ser traduzida por três tradutores, e as palavras mais difíceis são levadas até as comunidades, onde, com um número aproximado de 50 pessoas avalia-se a melhor tradução.

Com esse projecto, a SBA valoriza as Línguas Nacionais angolanas e almeja que a Bíblia seja lida por todos e em todo o lugar, uma vez que em Angola existem comunidades em que pouco ou nunca se comunicam em português.

A SBA existe em Angola deste 1965e está ligada a grande família das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) que estão representadas em mais de 70 países.

Até a presente data, a Bíblia Sagrada já foi traduzida nas línguas nacionais Kikongo, Umbundo, Kimbundo, Côcwee Mbunda. Outras línguas nacionais já se encontram a ser traduzidas, entre asquais: Songo, Mbanguela e Nyneka.

A primeira tradução da Bíblia Sagrada em Kimbungo e Umbundo avia sido feita por missionários, e estes não eram falantes da língua. Daí a razão de estas línguas serem tocadas novamente,tudo isso para aperfeiçoar, melhorar. O Governo decretou um lei de que as Línguas Nacionais tem que seguir o padrão das línguas Bantu, e a SBA já tem feito a tradução seguindo esse padrão.

A tradução da Bíblia em Línguas Nacionais tem feito com que a SBA, como representante de Angola, dê passos significados pelo mundo, valorizando e impulsionando as línguas natas.

 A Bíblia é um instrumento de transformação espiritual e social. Além de fonte de conhecimento e educação, base cultural e do pensamento filosófico e de toda a civilização ocidental, o livro sagrado ensina também valores éticos capazes de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e harmoniosa.