O reforço da parceria, aproximação e maior diálogo com o Sindicato dos Professores (SINPROF) para a adopção de acordos consensuais e políticas consertadas para a melhoria do sector de ensino constitui a prioridade do novo director interino do Gabinete Provincial da Educação no Cuanza Norte, Manuel Lourenço, empossado quinta-feira última.
Em declarações à imprensa, Manuel Lourenço reconhece ter uma missão espinhosa face os inúmeros problemas que o sector da educação enfrenta, sobretudo no que concerne a conclusão do processo de recrutamento de novos quadros, regularização da situação salarial dos titulares de cargos de direcção e chefia, nomeados a mais de dois anos, mas que não auferem como tal.
Perante tal quadro, disse que vai priorizar o diálogo permanente com as organizações sindicais como via de adopção de políticas concertadas que estimulem o desempenho do pessoal, promovam o crescimento do sector e ajudem a elevar a qualidade de ensino na província.
Manuel Lourenço foi nomeado como director interino da Educação na província, em substituição de Maria Alice exonerada recentemente por alegada prática de gestão irregular no sector.
Das nomeações feitas pelo governador ao nível no Gabinete Provincial da Educação consta igualmente a indicação de António da Costa Neto para as funções de responsável do departamento de educação, ensino, ciência e tecnologia.
A província do Cuanza Norte tem matriculados, no presente ano lectivo, 155 mil 728 alunos e com aulas asseguradas por 3. 411 professores distribuídas em 400 escolas que albergam um universo de 1.556 salas de aulas.
NA/ANGOP