Sindicato Nacional quer enquadramento dos médicos urgente

O Sindicato Nacional dos Médicos De Angola (SINMEA), considerou, hoje terça-feira, urgente, o enquadramento dos candidatos admitidos no concurso público do Ministério da Saúde (MINSA) de 2018.

No concurso público realizado em 2018, o MINSA previa 7.667 vagas, das quais mil e 500 eram para admissão de médicos.

Recentemente, o MINSA anunciou a realização, ainda este ano, de um novo concurso público para o ingresso de 19 mil profissionais do ramo.

O presidente da organização, Adriano Manuel, que falava em conferência de imprensa sobre a situação dos médicos em causa,  ressaltou que até ao momento nenhum profissional foi enquadrado.

Relativamente a situação dos hospitais, destacou haver melhorias, mas ainda se continua a assistir falta de médicos e de medicamentos.

Adriano Manuel apontou ainda a existência no país de médicos especialistas em ginecologia, obstetrícia, oncologia, pneumologia, neurocirurgia e outros, formados com fundos públicos, no exterior do país, desempregados.

O Sistema Nacional de Saúde (SNS) e a Rede Sanitária compreendem duas mil 644 unidades sanitárias, nomeadamente 15 hospitais nacionais, 25 hospitais provinciais, 45 hospitais gerais, 170 hospitais municipais, 442 centros de saúde, 67 centros materno-infantis, mil 880 postos de saúde e 37 outras infra-estruturas.

Conta com uma força de trabalho de 69 mil 816 trabalhadores, três mil e 500 médicos angolanos, 35 mil 458 profissionais de enfermagem e oito mil e 78 técnicos de diagnóstico e terapêutica,  bem como 11 mil 329 trabalhadores de apoio hospitalar e 11 mil 576 trabalhadores administrativos.

Fonte: Angop

MINSASindicato Nacional dos MédicosSINMEA