Sindicato convoca jornalistas para deliberar greve na media pública

Notícias de Angola – o Sindicato de Jornalistas Angolanos convocou a classe para uma conferência de imprensa a ter lugar no dia 2 de Setembro em Luanda, para deliberar a greve nos órgãos de comunicação social públicos em Angola.

O objectivo, de acordo com a convocatória daquele organismo, assinado na segunda-feira 25 pelo seu secretário geral Pedro Miguel, é deliberar a grave, por incumprimento do caderno reivindicativo apresentado às entidades empregadoras.

“A reunião, convocada nos termos do artigo 10 da Lei n° 23/91 de de 15 de Junho – Lei da Greve”, terá como ponto único “a deliberação sobre a convocatória da greve, por incumprimento do caderno reivindicativo apresentado às entidades empregadoras”.

Em causa está o aumento do salário dos jornalistas, cujo acordo entre o Sindicato e os conselhos de Administração das empresas públicas ficou determinado em 58%.
A medida é abrangente aos jornalistas dos órgãos de comunicação Social públicos e sob tutela do Estado angolano, nomeadamente da Edições Novembro EP (detentora do Jornal de Angola), Agência de notícias Angola Press (Angop), Rádio Nacional de Angola, Televisão Pública de Angola, TV Zimbo, Rádio Mais e grupo Medianova (detentora do Jornal O País).

Lembrar que recentemente o Presidente da República, João Lourenço, questionado a propósito da greve nos órgãos públicos de comunicação social, remeteu o assunto ao Ministro. Entretanto, até ao momento não houve qualquer pronunciamento do responsável do departamento ministerial de tutela, Mário Augusto de Oliveira.