Sílvia Lutucuta prevê criação de call center para dinamizar a humanização nos hospitais

Por: Victória Pinto

De modo a dinamizar a humanização e diminuir a falta dela nas unidades hospitalares, a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, durante o discurso de abertura para formação/capacitação dos profissionais de Saúde que teve início ontem terça-feira, declarou que foi recomendado do 29º Conselho Consultivo da Saúde, a criação de um Call Center nos próximos seis meses, para a comunicação contínua com os utentes.

A ministra destacou que para além do call center, estão em perspectiva também para os próximos seis meses a plataforma digital para humanização hospitalar e a revitalização dos gabinetes de utentes, o que trará melhorias para a qualidade de serviços nas unidades do sistema de saúde.

“A criação de uma equipa nacional para dinamização da Humanização nos Hospitais com representação nas unidades sanitárias do país; a revitalização dos Gabinetes de Utente e criação de um Call Center para a comunicação contínua com o utente”.

De acordo com a ministra, essas são acções que permitirão a abertura de um maior espaço de interação entre os gestores profissionais e utentes dos serviços.

“Esses projectos, permitirão ao cidadão contribuir com críticas positivas, podendo reclamar os seus direitos sem esquecer as suas obrigações”, frisou.

Sílvia Lutucuta ressaltou que a humanização em saúde implica uma mudança na gestão do sistema, e o principal objectivo da criação do call center é fornecer um melhor atendimento aos beneficiários, a mudança deve resultar na alteração de modo como os utentes e trabalhadores na área da saúde interagem entre si.

“Humanizar a saúde também significa que as mentalidades dos indivíduos vão ou devem sofrer mudanças positivas, criando novos profissionais mais capacitados que melhoram o sistema de saúde”, acrescentou a ministra.

Sílvia Paulo Valentim Lutucuta, foi nomeada aos 28 de Setembro de 2017, por Decreto Presidencial a Ministra da saúde da República de Angola. É médica Cardiologista, foi docente Universitária, chefe de Departamento de Pós-Graduação e Investigação Científica da Faculdade de Medicina, com experiência em Pesquisa-Biologia Molecular e Genética das Doença Cardiovasculares.

criaçãoda SaúdedeprevêSilvia Lutucuta