Selecção de MMA ambiciona pódio no CAN

Notícias de Angola – A selecção nacional sénior de Artes Marciais e Mistas (MMA) ambiciona conquistar o primeiro lugar do pódio, na 8.ª edição do Campeonato Africano, a decorrer de quatro a 10 de Maio próximo, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.

O conjunto angolano, campeão em título, da edição passada, em 2024, na Namíbia, tem por objectivo revalidar a prova, após conquistar um total de 53 medalhas, dos quais 21 de ouro, 20 de prata e 12 de bronze, nas categorias de seniores, juniores e juvenis.

Em declarações à imprensa, esta quinta-feira, o técnico nacional Jair Yoba, indicou os campeões Milfa Nicolau, Elfram Marques e Anderson Gouveia, entre os possíveis atletas a conseguirem medalhas. Já a campeã do mundo, Maria Kitoko, Stélvia Muhanha, Mayra Lemos e Gizela Luna.

Quanto aos países que poderão dificultar Angola nesta competição, destacam-se a África do Sul, sendo a oponente principal, em termos de números, bem técnicos.

A Zâmbia, a Namíbia e o Zimbabwe integram a lista.Sobre a integração dos atletas que evoluem no exterior, alguns fazem parte dos trabalhos de preparação, ao passo que outros, por questões laborais e académicas, juntam-se um pouco mais tarde numa das unidades hoteleiras do município de Viana, em Luanda.

Em relação ao estado médico, o conjunto angolano registou dois atletas lesionados, dos quais Georgina Ludmila, afastada por dificuldades físicas, e Cláudia Santos, também com os mesmos problemas, mas ainda em fase de estudo pelos técnicos de saúde.

Neste evento, estão confirmados 11 países, nomeadamente, Angola (anfitrião), Argélia, Nigéria, África do Sul, Congo Brazzaville, Zâmbia, Camarões, República Democrática do Congo, Namíbia, Ilhas Maurícias e Zimbabwe.Angola vai participar com 108 atletas, superando o número da edição anterior, em Windhoek (Namíbia´2024).

O Campeonato Africano de MMA insere-se no quadro das festividades do 50.º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo.

ambiciona pódioCANMMASelecção