Os jornalistas que trabalham nos órgãos de comunicação social públicos vão, apartir de Outubro, ver os seus salários aumentados mais 27%, no quadro das negociações que vinham sendo feitas há já vários meses.
A decisão foi tomada esta quinta-feira, em Luanda, numa reunião do ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto de Oliveira e os Presidentes dos Conselhos de Administração da TPA, RNA, ANGOP, Edições de Novembro (detentora do Jornal de Angola), Rádio Mais, TV Zimbo e da Media Nova (detentora do Jornal O País).
Nos vários encontros do Sindicato de Jornalistas Angolanos a exigência foi de que o aumento fosse na ordem dos 100%, mas o governo alegou, há uns meses não existir recursos suficientes e ficou acordado em 58%.
O secretário de estado para a Comunicação social, Nuno Carnaval, que falou aos jornalistas no final do encontro, disse que os 27% serão pagos já a partir de Outubro, e os demais 31% a partir de Janeiro de 2026, para completar os 58% inicialmente acordados.
O objetivo, de acordo com o governante, é valorizar o capital humano, razão pela qual sublinhou que esse aumento poderá, para alguns quadros do sector, chegar a 70 e 75%.