Por: Ivanine Silva
Conheça ao detalhe como foi projectada, pensada e preparada a nova versão do mufete, denominada de “mufete com todos”, prato que garantiu a Josemar Calengue o prémio de melhor “Jovem Cozinheiro do País”, no concurso Chef MEGA – Jovem cozinheiro do ano.
O último concorrente a apresentar o seu prato na grande final do concurso, baralhou todas as contas feitas pelos juris, numa em que parecia estar tudo dito quanto a quem venceria o concurso, mas porque os últimos serão os primeiros Josemar entrou, apresentou o seu prato, conquistou os paladares e venceu.
Segundo o cozinheiro nova receita foi inspirada nas várias mutações que o mufete foi sofrendo ao longo das décadas, sendo que na década de 80 o peixe era simplesmente assado com sal e jindungo, na década de 90 assistiu-se a uma evolução do prato, que passou a ser preparado com banana e feijão, já em 2019 o prato ganhou uma nova versão, com os mesmo produtos preparados de forma diferente.
Passe a conhecer em seguida, os ingredientes para a confecção deste prato:
Peixe Carapau, batata doce, banana pão, mandioca, pimentos verde, branco e amarelo, limão nacional, tomate, alho, cebola, coentro, caldo de peixe, feijão manteiga, azeite, natas, leite, farinha de trigo, manteiga, molho bechamel, óleo de palma e sal.
Para o preparo final do prato, o cozinheiro substitui o feijão cozinhado de forma convencional por um puré de feijão, chamado de kitandi, já a batata doce e o feijão, foram preparados como um único ingrediente, o que deu um toque especial ao prato.
Josemar Calengue, é um jovem de 22 anos de idade, cozinheiro e pasterleiro de formação e profissão, que conquistou a primeira edição do Chef MEGA, um concurso realizado pela Escola de Hotelaria e Restauração – EHR e convénio com o MEGA Cash & Carry.