Notícias de Angola – A Sogrape, através da sua filial Vinus, apresentou o Casa Ferreirinha Reserva Especial 2017 num jantar realizado na terça-feira (27) na cidade do Lobito, província de Benguela.
O encontro reuniu empresários e representantes institucionais de Benguela, com a presença do governador provincial, Manuel Nunes Júnior.
A apresentação deu a conhecer a 19.ª colheita a receber a designação Reserva Especial desde 1960 e abriu espaço à discussão sobre o potencial turístico do Lobito, a gastronomia e a valorização do património local.
Manuel Guedes, administrador do grupo Sogrape, destacou as oportunidades da cidade nas áreas da hotelaria, da gastronomia e da realização de eventos. “Confesso que foi a primeira vez que vim ao Lobito e fiquei encantado. Tem todas as condições para se desenvolver a nível do turismo”, afirmou.
Pascoal Bento Luís, director do Gabinete Provincial da Cultura, Hotelaria e Turismo de Benguela, considerou que as provas de vinhos e as experiências gastronómicas podem alargar a oferta turística da província, atrair novos visitantes e gerar rendimentos para as comunidades.
Sandro Barbosa, empresário do sector da restauração em Benguela, salientou o interesse do mercado angolano por vinhos de qualidade. “A Casa Ferreirinha é uma casa de vinhos conceituada no mundo e, para nós, é sinal de que o nosso mercado absorve vinho de qualidade”, afirmou.
Entre os presentes estiveram também os empresários Adérito Areias e Sebastião Teixeira; José Sabido; cônsul-Geral de Portugal em Benguela; Paulo Flora, presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela; José Correia, empresário do sector da restauração; e representantes do Caminho de Ferro de Benguela, do Porto do Lobito e do Grupo Carrinho.
Inaugurado em 1932 e historicamente ligado ao Caminho de Ferro de Benguela, o antigo Hotel Terminus I abriu pontualmente para acolher o jantar.
A utilização do espaço não representou a reabertura regular do hotel ao público. O menu valorizou ingredientes e produtores angolanos, associando a apresentação do vinho à gastronomia local.
Sobre a apresentação da colheita em Angola, Manuel Guedes, administrador da Sogrape, afirmou: “É com enorme orgulho que apresentamos o 2017 em Angola, um mercado importante para a marca e onde encontramos uma profunda valorização dos grandes vinhos portugueses”.
A escolha do Lobito reflecte a intenção da Sogrape e da Vinus de levar iniciativas ligadas à cultura do vinho a diferentes regiões de Angola. Criada em 2006, a Vinus assinala este ano 20 anos de actividade no mercado angolano.
A importância de Angola para a Casa Ferreirinha foi igualmente destacada por Manuel Guedes, administrador do grupo Sogrape, que enquadrou a apresentação da colheita de 2017 na relação histórica da marca com o mercado angolano.
O Casa Ferreirinha Reserva Especial 2017 é um vinho tinto DOC Douro, produzido sobretudo com uvas da Quinta da Leda e de parcelas em altitude na região de Meda. A vindima decorreu num ano particularmente quente e seco, que acelerou a maturação das uvas.
O vinho estagiou cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês, seguindo-se vários anos de evolução em garrafa até ao lançamento, em 2026.
Integrada na Sogrape desde 1987, a Casa Ferreirinha é uma referência nos vinhos não fortificados do Douro, com uma história de mais de 250 anos.
Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape é uma empresa familiar portuguesa de vinhos, presente em mais de 120 mercados.