Notícias de Angola – Um conjunto de iniciativas sociais que visam reforçar o consumo moderado de cerveja, foram lançados na última semana, em Luanda , pela iniciativa da Refriango,
O acto ocorreu à margem das celebrações do Dia Internacional da Cerveja, celebrado na sexta-feira.
Por Amilton Victor
A medida intitulada “Um brinde à Cerveja” visa não apenas reforçar a sua posição no mercado, enquanto grupo cervejeiro, mas também enfatizar junto dos consumidores o consumo prudente de cerveja e promover iniciativas educacionais sobre segurança rodoviária.
Em declarações a imprensa, Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, disse que a iniciativaestendem-se até o mês de Setembro, e envolve concursos, acções de sensibilização, eventos de degustação, recreação e desporto.
Conforme a responsável, o evento visa, por outro lado, repensar a importância e contributo económico que esta bebida dá ao Produto Interno Bruto angolano, para além de reforçar aos consumidores o portefólio cervejeiro da empresa, num mercado cada vez mais competitivo.
“É importante repensar na instrução e educação dos nossos jovens. Acredito que são iniciativas extremamente válidas. A título de exemplo, só no primeiro semestre de 2024, a Tigra investiu aproximadamente cem milhões de kwanzas(100.0000.000) em projectos nas áreas da educação, cultura e desporto”, rematou.
Anualmente, a Refriango produz cerca de 120 milhões litros de cerveja. O grupo que já soma 18 anos de existência no mercado, garante 2.700 postos de trabalhos directos e indirectos, e é detentor das marcas Tigra, Brava, Birra, Super Bock e Cristal.
Com 24 linhas de produção, seis para a cervejeira, a fábrica está implantada numa área industrial com uma extensão de 42 hectares. Actualmente, para além de abastecer o país, também exporta para a República Democrática do Congo, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, para além de algumas exportações esporádicas para Uganda, Namíbia, e para Ásia e Europa.
O Estado de Produção de Cerveja Em Angola
Actualmente, os maiores produtores de bebidas do país, o Grupo Castel e a Refriango, se debatem com a falta de matéria-prima, situação que tem contribuído para restrições na produção, sobretudo de cervejas.
O grupo Castel, por exemplo, já se viu obrigado a encerrar a fábrica da Nocal, sendo que a cerveja está agora a ser produzida nas unidades em que se produzem a Cuca e a Eka. As restrições já levaram a empresa a desfazer-se, no mês de Abril do ano em curso, de cerca de 40 funcionários, optando agora por trabalhadores eventuais para a redução de custos com a mão-de-obra.
O mesmo cenário é registado na Refriango, onde a marca de cerveja de referência está a ser produzida apenas por uma linha de enchimento, motivo pelo qual se observa escassez do produto no mercado e dificuldade de atender a demanda.
O Dia Internacional da Cerveja foi fixado para 2 de Agosto, em 2007, em Santa Cruz, Califórnia, como celebração global dedicada a valorizar a cultura cervejeira, envolvendo tanto consumidores quanto produtores.