Notícias de Angola – O operador temporário do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), ocorreu na noite de quinta-feira, o primeiro teste de transferência de voos da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, para o cenário nocturno, no terminal aeroportuário.
Segundo uma nota a que o Notícias de Angola teve acesso esta sexta-feira, o ensaio enquadra-se nas acções e medidas contínuas constantes do plano para a abertura para passageiros do AIAAN, prevista para o dia 10 de Novembro próximo.
Este exercício visou testar a simultaneidade de horários nas operações de embarque e desembarque de quatro voos, a prontidão dos serviços de handling, catering e combustível, assim como a prontidão de resposta a um voo cancelado.
Os testes tiveram ainda como objectivo avaliar o funcionamento e o grau de prontidão das suas áreas e equipamentos essenciais, bem como a coordenação e a capacidade de resposta das equipas e meios previstos no plano de emergência das áreas afectas ao teste.
Conforme o informe, houve um ensaio próximo da realidade das operações da TAAG do dia 10 de Novembro de 2024, com a utilização de uma aeronave Dash 8-400.
Para o efeito, 222 passageiros fictícios, além de funcionários, técnicos de áreas diversas e instituições prestadoras de serviços no aeroporto, estiveram envolvidas na realização do primeiro teste de transferência de voos da TAAG para o AIAAN.
O comunicado sublinha que todos os trabalhos foram e estão a ser realizados para que as acções de teste previstas, possam ocorrer com normalidade e conforme os procedimentos universais estabelecidos neste sector de trabalho.
“A existência de constrangimentos e ou falhas de qualquer tipo, nesta fase dos trabalhos, é igualmente essencial para testar fundamentalmente a qualidade e tempo de resposta das equipas, equipamentos, para ultrapassar os prováveis constrangimentos e ou falhas”, lê-se.
O manuscrito dá nota que o terceiro simulacro realizado recentemente com sucesso, incidiu especificamente sobre o movimento de passageiros, movimento da aterragem e decolagem de aeronaves, movimento de funcionários dos mais variados sectores e níveis, fluxo do comboio, movimento da carga para o Terminal de Carga.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas e com um volume de carga anual previsto de 130 mil toneladas.
A pista norte tem 4 200 metros de comprimento, enquanto a sul tem 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.
O aeroporto conta com infra-estruturas complementares tais como lojas, galpões, restaurantes, escritórios, bem como hotéis nas proximidades.
Para garantir uma ligação rodoviária viável com Luanda, a estrada EN-230, que liga Luanda a Malanje, que passa por Viana e Icolo e Bengo, foi alargada.
A ligação ferroviária ao centro de Luanda através do Ramal do Aeroporto já é uma realidade, com a Estação Ferroviária do Aeroporto, que se liga ao terminal final a partir da Ferroviária do Bungo.