“Quem produz literatura, pensando em resultado económico, empobrece a sociedade”- Lú Matamba

Por: Redacção

A poetisa e escritora Lú Matamba disse, à margem da edição de Novembro do projecto Noites de Poesia, da Fundação Arte e Cultura, realizada nesta semana, que produzir Literatura, pensando em resultados económicos é empobrecer a sociedade que a consome.

“A Literatura não é o melhor caminho para se alcançar estabilidade económica por ser esta uma via dentro do ensino e educação na qual se alcança a riqueza do conhecimento maior para qualquer sociedade- A riqueza educacional- Uma sociedade com alto nível e qualidade literária é, de facto, uma sociedade rica”, assegurou a mulher das letras.

Lú Matamba corrobora com a ideia segundo a qual, em Angola não se vive da Literatura. Para si, a solução passa por inverter o quadro.

“Angola pode inverter o quadro apartir da base, apostando numa literatura mais inclusiva apartir do sistema de ensino baselar, maior sistema de mobilização à campanhas por gosto à escrita e leitura, sem esquecer da valorização que se deve dar à literatura”, sugere.

De acordo com Lú Matamba, a Literatura é também considerada como veículo da reeducação e quebras de paradigmas de acordo com os acontecimentos geracionais.

Recorde-se que, a edição de Novembro, do projecto Noites de Poesia da Fundação Arte e Cultura, homenageou o escritor e poeta Abel Paulo Gamba.

Durante o evento, muitos foram os poetas (Universo Mavambo, Lú Matamba, Poeta Gago, África Gomes, Domingos Hossi, Luzineide Tomas, Wiliam Ribeiro, Adao Joao, Isabel da Silva, Walietcha Neto) e músicos (Arison Suprano, Antonio Morango, Magda Mendes) que passaram naquela arena da Fundação, destacando-se também o grupo teatral Jovens da Mulemba. Ismael Farinha cerimoniou o evento.