A qualificação dos professores para o exercício da função docente passa pela aposta na formação contínua, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Educação para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista.
Para Jesus Baptista, o quadro actual exige dos professores uma reflexão profunda sobre as suas práticas como verdadeiros profissionais da acção docente, mas acima de tudo formação para dar segurança aos profissionais que iniciam o processo de mudança.
O responsável, que falava na abertura da terceira fase de formação contínua de professores no âmbito do Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT), reafirmou a necessidade da aposta na formação para se promover a mudança das práticas nas salas de aula e consequentemente na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
“O governo de Angola está fortemente empenhado em melhorar a qualidade de ensino com foco na mudança qualitativa do processo de ensino que impacte na qualidade das aprendizagens”, reforçou.
No âmbito do PAT, o Ministério da Educação (MED) está a trabalhar com parceiros para o desenvolvimento e implementação do programa faseado de formação contínua dos professores.
Pretende-se proporcionar aos professores em serviço oportunidades de desenvolvimento e de competências profissionais, predominantemente centrada na melhoria das práticas de ensino em salas de aula e de coordenação pedagógica e com valência significativa com apoio tutorial.
A formação devem ser entendida como um espaço de convivência profissional e como oportunidade valiosa para a reflexão sobre a função de ensinar e ensinar melhor.
Augura que o alcance dos objectivos que nortearam a formação impõe a todos os participantes uma entrega total, por isso, apelou a todos os actores para uma participação activa e responsável nos debates a serem proporcionados.
O PAT é um projecto do Ministério da Educação, desenvolvido em parcerias com o Banco Mundial (BM), que visa melhorar os conhecimentos e as competências dos professores, a gestão das escolas e desenvolver um sistema mais eficiente de avaliação dos alunos.