Um quadro do famoso pintor impressionista Edgar Degas, roubado em 2009, foi recuperado, na última semana, pela alfândega francesa, no compartimento de bagagens de um ônibus perto de Paris.
O quadro “As Coristas”, propriedade do museu d’Orsay, foi roubado em 31 de Dezembro de 2009 no museu Cantini, em Marselha, estabelecimento ao que a obra tinha sido emprestada para uma exposição, junto com outras obras do artista.
“Fácil de esconder” por seu pequeno tamanho (32×27 cm), como disse o promotor de Marselha após o roubo, o quadro tinha sido adicionado à base de dados da Interpol que enumera as obras de arte mais procuradas do mundo.
Foi a alfândega francesa que realizou a surpreendente descoberta no último 16 de fevereiro durante um controle de rotina de um ônibus que estava estacionado próximo a uma estrada ao leste da capital francesa, o quadro, do século XIX, foi encontrado dentro de uma mala e “estava assinado por Degas”, indicou o Ministério de Comunicação da França em um comunicado, no qual acrescentou que nenhum passageiro se identificou como o dono da bagagem.
A obra do pintor impressionista francês (1834-1917) foi submetida a um teste de autenticidade no museu d’Orsay. “Os primeiros elementos revelados pela avaliação nos permitem afirmar que se trata da obra que procurávamos” há cerca de uma década, concluiu o ministério.