Realizou-se na última quinta-feira (22), na Mediateca de Luanda, em Luanda, uma oficina de Media Training, enquadrada no Projecto “Mais Comunicação”, uma iniciativa do jornalista Wilson Dos Santos, engajada no auto crescimento da comunicação no país.
O encontro serviu para tratar-se de assuntos ligados a comunicação, que desempenham um papel fundamental numa instituição e que contribuem para que haja qualidade na comunicação dentro e fora dela, como são os casos da assessoria de imprensa, e gestão de crise, que foram os principais temas do encontro, que teve como pré-leitores o locutor e especialista em Relações Públicas Álvaro Fernandes, e o Jornalista, professor e especialista em Media Training brasileiro Edwin Carvalho.
Aspectos ligados a assessoria de imprensa e relações públicas, foram referenciados por Álvaro Fernandes, como nota de imprensa; follow up; clipping; press kits; mailling list; conferência de imprensa e porta-voz, que são algumas das ferramentas e funções da assessoria de imprensa, e dão suporte, auxilio, servem de mediadores e de elo de ligação entre a assessoria de imprensa e os jornalistas.
“O relacionamento (do assessor de imprensa) com os media é como uma amizade, é algo que não se compra” disse Álvaro Fernandes. “A assessoria de imprensa não é um departamento de vendas, mas a sua função é fortalecer as marcas e ideias”, rematou.
No que respeita a gerência de uma crise, que conforme referiu o professor Edwin Carvalho, “a crise é sempre previsível, mas é inesperada”, a mesma é antecidida de factores como, um incidente, um problema ou até mesmo uma emergência. “É necessário que se fale de crise, para que ela não aconteça”, referiu.