O Chefe de Estado do Ruanda, Paul Kagame, que assume este mês a presidência rotativa da União Africana, quer contar com o Presidente João Lourenço para avançar com as reformas que pretende implementar na organização.
O desejo vem expresso numa mensagem entregue ontem, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, ao Chefe de Estado angolano, pela ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Louise Mushikiwabo. A ministra afirmou que os dois Presidentes têm ideias convergentes sobre as reformas necessárias na União Africana, para colocar o continente no “lugar que merece”.
“O Presidente Paul Kagame pretende contar com parceiros estratégicos e Angola é um deles”, disse a ministra, sublinhando que o líder ruandês aproveitou também para felicitar o trabalho de Angola nas organizações em que está inserida e as medidas para acabar com a pobreza no país e no continente.
Louise Mushikiwabo, que esteve acompanhada do homólogo Manuel Augusto, afirmou que os dois Presidentes também defendem posições comuns sobre o crescimento e o desenvolvimento do continente.
O Presidente Paul Kagame assume a presidência rotativa da União Africana na 29.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana. Angola concorre a membro do Conselho de Paz e Segurança da organização.