Notícias de Angola – O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, regressou na manhã desta quinta-feira, a cidade do Porto (Portugal), com o dever de uma missão cumprida, tendo como grande objectivo o reforço das relações institucionais com as entidades angolanas, após uma visita de dois dias, em Luanda.
Desde terça-feira (19) no país, a agenda de trabalho do dirigente desportivo luso na capital angolana, comportou audiências com o Governador da Província de Luanda, Luís Nunes, e com o Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.
Inicialmente, deslocou-se à Calomboloca, comuna do Icolo e Bengo, província de Luanda, onde visitou a Missão Católica das Irmãs Franciscanas de São José.
O 32.º presidente dos “dragões”, chegou até às instalações do clube, localizado na Maianga.
Na quarta-feira (20), segundo dia de trabalho, visitou a Academia de Futebol de Angola (AFA), no Morro Bento, teve uma audiência com o Governador de Luanda e, depois, com o ministro da Juventude e Desportos.
Falando à imprensa, André Villas-Boas, afirmou a construção de uma escola de formação desportiva, dentro de quatro anos, para o aproveitamento dos inúmeros jovens talentosos existentes no país.
Em audiência com o governante Luís Nunes, reiterou o seu apoio ao projecto do presidente do clube “azul e branco”, mostrando disponibilidade em ceder um terreno caso o clube português opte por erguer as infra-estruturas em Luanda.
No encontro com o ministro Rui Falcão, o líder da agremiação “portista” disse que o FC Porto vai participar nas festividades do 50.º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se em 2025.
Acrescentou que existe possibilidade de cooperação em diversas áreas ainda por se estudar.
Sem avançar pormenores com a AFA, avançou que será reactivado um acordo de cooperação rubricado em 2014, que não teve aplicação prática.
Na equipa do FC Porto, evoluíram jogadores angolanos como Ceninho, Quinzinho, Djalma Campos, Carlos Duarte, David Carmo, Pedro Emanuel e Domingos Andrade, este último, estreou-se recentemente pelos Palancas Negras do técnico Pedro Gonçalves.
Em substituição de Jorge Pinto da Costa, foi eleito com 21.489 votos e tomou posse no dia 7 de Maio de 2024.
André Villas-Boas treinou o Académica de Coimbra (2009-2010), FC Porto (2010-2011), Chelsea (2011-2012), Tottenham Hotspur (2012-2013), FC Zenit (2014-2016), Shanghai PFC (2016-2017) e Olympique de Marseille (2019-2021).
Conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, Campeonato Nacional, Liga Nacional e uma Taça de Portugal, ao serviço do FC Porto.
Em 2011, foi considerado o quarto melhor treinador do ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol