PR anuncia construção de novos Pavilhões multiusos após conquista do Afrobasket 2025

Notícias de Angola – A conquista do Afrobasket 2025 pela selecção nacional sénior masculina de basquetebol levou o Presidente da República, João Lourenço, a anunciar a construção de 12 pavilhões multiusos no país, com execução prevista ao longo dos próximos dois anos.

O anúncio foi feito terça-feira (26), à margem da cerimónia de recepção oficial dos campeões africanos, realizada na sala nobre do Palácio Presidencial, em Luanda. 

Diantes dos  atletas, membros da equipa técnica e entidades desportivas, o Chefe de Estado enalteceu o feito alcançado pela selecção nacional e revelou a iniciativa governamental como uma resposta directa ao sucesso da equipa.

“Pretendemos que não haja uma única província que não tenha um pavilhão multidesportivo para a prática não só do Basquetebol, como de todas outras modalidades”, declarou o Presidente da República.

Por seu turno, o Chefe de Estado destacou a importância do investimento contínuo no desporto nacional e na formação de novos talentos.

Num gesto de reconhecimento e orgulho nacional, João Lourenço apontou que os atletas constituem o orgulho do país neste ano em que se comemoram os 50 anos de independência.

Trata-se de uma oportunidade de promoção do desporto nacional a nível internacional, a construção de nova infraestrutura no sector, vai ampliar o acesso à prática desportiva em várias modalidades, criando condições estruturais das 21 províncias angolanas assim como  contribuir para o surgimento de novos atletas.

Angola dispõe actualmente  com vários Pavilhões multiusos com destaque para o pavilhão da Cidadela, Multiusos do Kilamba, em Luanda , Osvaldo Serra Van-Dunem (Huambo), Welwitschia Mirabilis (Namibe), Multiusos Acácias Rubras (Benguela), Gimnodesportivo, Nossa Senhora do Monte (Huíla) e pavilhão do Mbaca (Cabinda).

Afrobasket 2025construçãoJoão LourençoPavilhões multiusosPR anuncia