Porto do Namibe com novas embarcações para reforço da sua capacidade

O Porto do Namibe conta desde esta quarta-feira, 8, com quatro novas embarcações para o reforço da sua capacidade e segurança operacional.

Nesta semana foi oficialmente inaugurada a nova frota de embarcações do Porto do Namibe, composta por dois rebocadores e duas lanchas, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes.

As embarcações, batizadas como Mucubal, Giraul, Nhaneka e Bero, representam um avanço significativo para a operacionalidade e segurança marítima do porto, reforçando a capacidade de resposta ao crescente movimento de cargas.

Na cerimónia de baptismo, realizada no Porto Mineraleiro do Sacomar, estiveram presentes o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, e o Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, que destacaram a importância deste investimento para a modernização do porto e para o desenvolvimento económico da região sul de Angola.

Este passo, de acordo com o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, reflete o compromisso contínuo com a eficiência, segurança e qualidade dos serviços portuários, alinhado com a estratégia de crescimento e inovação do sector.

Ricardo Viegas D’Abreu referiu que os equipamentos “são complementares ao projecto integrado de desenvolvimento da Baía de Moçamedes”.

As embarcações, acrescentou o governante, vêm dar um suporte às actividades marítimas.