As consultas médicas no Hospital Pediátrico “David Bernadino” podem, doravante, ser marcadas por via do portal electrónico do Governo, lançado quarta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço.
A informação foi avançada pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que disse pretender-se diminuir as enchentes nos hospitais, sobretudo nos públicos.
Em entrevista quarta-feira à Televisão Pública de Angola, o governante explicou que, mesmo sem internet, os utentes do www.sepe.gov.ao podem aderir aos serviços do portal, através de uma SMS de telemóvel, sublinhando que o portal estará disponível 24 horas nos dois sistemas.
Segundo Carvalho da Rocha, foram mobilizados técnicos especializados para responder às solicitações dos cidadãos e dar a confirmação da marcação das consultas, em tempo útil.
O agendamento de consultas é um dos vários serviços disponíveis do portal, que permite igualmente baixar manuais escolares da 1ª à 6ª classe, de forma gratuita.
Entre os objectivos do portal estão, também, a promoção da actuação integrada e sistémica entre as instituições envolvidas na prestação dos serviços públicos.
O SEPE é uma ferramenta que disponibiliza informações e simplifica o acesso a um conjunto de serviços públicos de educação, finanças, justiça, saúde, segurança e segurança social, trazendo maior conforto ao cidadão.
Com esse serviço, os utentes podem, entre outros, fazer participação de ocorrências à Polícia Nacional e consultar o número de identificação fiscal.