Portadores de deficiência visitam casa das leis 

Notícias do Angola – Uma delegação de pessoas portadoras de deficiência, afectos a Associação Nacional de Deficientes de Angola ( ANDA) visitaram esta terça feira (10) as instalações da Assembleia Nacional.

A visita inserida no programa de revitalização da ANDA visou que os portadores de deficiência tomassem conhecimento do funcionamento do hemiciclo angolano.

Durante a sua estada na instituição para além de terem passado pela sala do plenário, estiveram também no salão nobre, na galeria e na sala multiuso.

Na sala do plenário, os visitantes foram elucidados sobre a actual composição da Assembleia Nacional a luz das últimas eleições realizadas em 2022, em que o MPLA elegeu 120 deputados, a UNITA 90, a FNLA, PH e PRS dois cada.

Na sala multiuso foi exibido um vídeo onde espelha a trajetória da Casa das leis e as diferentes fases que atravessou desde 1975 até a actualidade.

Na ocasião foi-lhes dado a conhecer que de 1975 a 1978 funcionou como Conselho da revolução  de 1979 a 1992 como.

Assembleia do Povo e de ,1992  até a actualidade como Assembleia Nacional.

Tomaram. Igualmente conhecimento da existência de três grupos parlamentares, designadamente do MPLA, da UNITA e o misto PRS/ FNLA.

Em declarações ao Notícias de Angola, o secretário para a cooperação e intercâmbio da ANDA, Enoque Bernardo, afirmou que esta constitui a primeira de uma série de vísitas a várias instituições que as pessoas portadoras de deficiência irão.levar a cabo até ao final do ano em curso.

Referiu que a mesma visa em princípio proporcionar momentos de lazer e aprendizagem aos associados da ANDA, aproveitando a ocasião para chamar a atenção das diversas instituições sobre a necessidade de prestar um maior apoio a esta camada da sociedade.

Os portadores de deficiência manifestaram na ocasião a sua satisfação pela forma como foram recebidas no. Parlamento tomando conhecimento  da sua realidade.

A ANDA fundada a 2 de Fevereiro de 1992 controla actualmente 80 mil associados, tendo levado a cabo os projectos Edificar destinado a recuperação de vítimas. de mlnas e o ” Vem Comigo” que integrou no mercado do trabalho mais de dez mil famílias de portadores de deficiência.