Internautas elogiam profissionalismo da Ministra da Saúde

Por: Victória Pinto

Várias são as figuras públicas e anônimas que desde ontem segunda-feira 23, têm usado as suas redes sociais para felicitar e engrandecer o gesto da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, pela competência na pronta comunicação com a população através da imprensa, no processo regular de actualização de dados sobre o progresso do controlo da pandemia mundial e da epidemia no nosso país. 

Apesar da situação que o país atravessa e o descrédito de alguns internautas concernente a posição da ministra diante das câmaras, Sílvia Lutucuta, tem procurado comunicar a população angolana, com firmeza e confiança. Acalmando assim os ânimos, de modo a evitar que a sociedade entre em pânico.

Dentre as figuras públicas consta o jornalista Joaquim Damião, ao ressaltou que o país tem uma ministra competente e comunicativa, pronta para responder as inquietações dos jornalistas (povo).

“Acabei de ver toda a conferência de imprensa. Temos uma ministra competente e comunicativa. Todo o meu apoio a digníssima compatriota que bem e honestamente respondeu a todas as perguntas”. 

Já César Esteves, elogiou a grande ideia de se colocar um tradutor gestual na conferência dada pela ministra, porque os deficientes auditivos também têm direito a informação. 

Por outro lado, o jornalista Cabingano Manuel, escreveu que não há como não dar nota positiva ao desempenho de comunicação da Ministra da Saúde, neste momento de incertezas, medo e recolher obrigatório. 

“A Ministra tem comunicado de forma calma e convicta, pois sabe o que fala. Com uma didática brutal responde aos jornalistas com segurança e passa-nos tranquilidade meio ao caos que o mundo vive. É assim que tem que ser feito senhora ministra, porque governar é comunicar”.

Cabingano foi mais longe ao destacar que não é fácil comunicar em tempos de crise, porque é preciso ter peito.

É de ressaltar que figuras conhecidas do nosso mercado e não só, apelidaram a ministra de “Mamã saúde” e “Mamã coragem”.

É importante recordar que Angola já regista 3 casos positivos de Covid-19, descartando 12, dos 13 casos suspeitos dos quais se aguardavam os resultados.

A governante garantiu que o Estado angolano está a envidar esforços para que a situação não saía do controle. E durante a conferência, apelou à não estigmatização das pessoas infectadas ou afectadas, sobretudo, cidadãos, recentemente, chegados ao país.

De acordo com a titular, o Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), tem capacidade para processar até 91 amostras/dia,  até ao momento, processou 169 amostras, obtendo 3 resultados positivos. E estão em quarentena 463 viajantes em diversas Unidades criadas para o efeito.

Governo de AngolaMinistério da SaúdeMinistra da Saúde Sílvia Lutucuta