Notícias de Angola – O Petro de Luanda venceu esta quarta-feira (29), o Cape Town Tigers da África do Sul, por 96-86, e garantiu presença na final da 4.ª edição da Basketball Africa League (Sigla em inglês BAL), após vitória no prolongamento, que decorre no Kigali (Rwanda).
No primeiro quarto, o Petro perdeu por 15-16, mas venceu os seguintes por 43-37 e 66-55.
A passar classe, o extremo-base norte-americano Nicholas Faust, voltou outra vez, a ser uma peça fundamental do conjunto “petrolífero”, que liderou o marcador na partida com 23 pontos, dois ressaltos e igual número de assistências, seguido pelo angolano Gerson Lukeny, que apontou 16 pontos, cinco ressaltos e seis assistências.
Destacaram-se, igualmente, na equipa “tricolor” os postes Jone Pedro, com 13 pontos e 10 ressaltos, e Yanick Moreira, 11 pontos, 14 ressaltos e uma assistência.
Com o triunfo, a formação “petrolífera” garantiu presença na final da prova continental, onde medirá forças com o sensacional Al Ahly Benghazi da Líbia, em jogo marcado para este sábado, 1 de Junho, às 15 horas (horário de Angola).
Na altura, recorde-se, sob o comando técnico do brasileiro José Neto, o Petro de Luanda perdeu a final da edição 2022, diante do Monastir da Tunísia, por 72-83, falhando o objectivo de conquistar o título da maior montra de basquetebol de clubes a nível de África, nesta nova versão de Liga, patrocinada pela FIBA-África e NBA.