Notícias de Angola – A equipa Petro de Luanda aterrou, esta quarta-feira, na capital de Dakar (Senegal), para disputar a Conferência Sahara, fase preliminar da Liga Africana de Basquetebol (BAL-Sigla em inglês), a decorrer de 26 do corrente mês a 4 de Maio próximo.
O objetivo fundamental nesta prova, consiste na revalidação do título conquistado na edição passada, em 2024, em que o campeão angolano irá enfrentar o US Monastir da Tunísia, Kriol Basket de Cabo Verde e o anfitrião Ville Dakar.
Nesta fase, qualificam-se imediatamente para a fase final os dois primeiros classificados.
Por outro lado, já estão apuradas para a fase seguinte o Al Ittihad de Alexandria (Egipto) e River Hoppers (Nigéria), onde jogarão de 6 a 14 de Junho, em Pretória (África do Sul), no Sun Beat Arena.
Os “tricolores” poderão estrear na maior prova de clubes africanos o dominicano Rigoberto Mendonza, e os norte-americanos Patrick Gardner, bem como Ejimofor Anosike, este último, de origem nigeriana.
Criada em 2019, numa parceria entre a NBA e FIBA, a BAL já foi conquistada pelo Zamalek (Egipto), US Monastir (Tunísia), Al Ahly (Egipto) e o Petro de Luanda (Angola).
Para esta empreitada, o técnico espanhol Sérgio Valeomillos, inscreveu os seguintes atletas:
Souleyman Diabate, Aboubakar Gakou, Patrick Gardner, Childe Dundão, Ejimofor Anosike, Eduardo Simão, Keneth Manuel, Yanick Moreira, Glofate Buiamba, Gerson Domingos, Cléusio Castro e Rigoberto Mendonza.