Notícias de Angola – O seleccionador Pedro Gonçalves divulga, às 10 horas desta quarta-feira, em Luanda, na Sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), a convocatória final dos 23 jogadores eleitos da Selecção Nacional, tendo em vista o CHAN’2025, a disputar-se de 2 a 28 de Agosto no Quénia, Tanzânia e Uganda.
A lista será composta por mais cinco atletas reservas que serão inscritos na competição, além dos 23 jogadores já confirmados, segundo os regulamentos estabelecidos pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Para o mesmo dia, os Palancas Negras farão o último treino na capital do país, sendo que a viagem está marcada para quinta-feira (24), na África do Sul.
No território sul-africano, o conjunto orientado pelo técnico luso realizará um série de jogos de controlo, diante das formações do Mamelodi Sundowns, Orlando Pirates, bem como a selecção local.
Enquadrada na Série A, Angola estreia-se diante do Marrocos (3 de Agostoao) e joga a 2.ª jornada ante a anfitriã do Quénia (7 de Agosto), ao passo que enfrenta na 3.ª jornada a Zâmbia (10 de Agosto) e encerra a fase de grupos quando defrontar a República Democrática do Congo (14 deAgosto).
No histórico, Angola participa pela 5.ª vez, após ter eliminado a similar do Lesotho, por 2-0, em Dezembro 2024, na cidade de Durban (África do sul), e ter sido derrotado, por 0-1, em Luanda.
A melhor campanha angolana foi em 2011, no Sudão, onde conquistou a medalha de prata, depois de perder a final contra a Tunísia, por expressivos 0-3.
Lista dos pré-convocados:
Guarda-redes: Neblu (1.º de Agosto), Nsesani (Sagrada Esperança), Rui (Interclube) e Agostinho (Wiliete de Benguela)
Defesas: Hossi, Anderson Cruz, Eddie Afonso, Kinito, Vidinho (Petro de Luanda), Mabelé (1.º de Agosto), Gogoró, Lito 1 (Kabuscorp do Palanca), Leonel e Caica (Interclube).
Médios: Megue (Petro de Luanda), Aguinaldo, Calebi (1.º de Agosto), Cláudio (Sagrada Esperança), Além (Interclube), Beni (Wiliete de Benguela), Mafuta (Kabuscorp do Palanca) e Higino (FC Bravos do Maquis).
Avançados: Gibelé, Vanilson, Jó Paciência (Petro de Luanda), Fernando, Mabilson (1.º de Agosto), Lépua, Polaco (Sagrada Esperança), Lisandro, Kaporal (Wiliete de Benguela), Bayala (Kabuscorp do Palanca) e Lito (São Salvador do Zaire).