Notícias de Angola – A Empresa Nacional de Bilhética (ENBI) está a disponibilizar o passe “Giramais regular”, em alusão ao mês da dipanda.
Segundo um comunicado de imprensa a que o Notícias de Angola teve acesso este sábado, realça que de 9 de Novembro até 10 de Dezembro, a obtenção do passe Giramais Regular será isenta da taxa de emissão, para todos os interessados das províncias de Luanda, Huila, Benguela, Malange, Huambo e Cabinda.
Conforme o mesmo, os utentes dos transportes público das seis províncias onde o Sistema Nacional de Bilhética Integrada (SNBI) está em operação(Luanda, Huila, Benguela, Huambo, Malange e Cabinda),estarão isentos do pagamento da taxa de emissão do passe Giramais regular, actualmente, fixado em kz 5 000,00, com oferta de 1 500,00 em viagens, e sem a obrigatoriedade do carregamento mínimo, no momento da adesão, ou seja,totalmente gratuito.
Para tal, esta campanha enquadra-se no âmbito da comemoração dos 49 anos de independência Nacional e visa, igualmente, facilitar as famílias na obtenção do passe, marcando, igualmente, o fim da campanha em curso que consiste na redução do preço do cartão de kz 5 990,00, para kz 5 000,00 com oferta de kz 1 500,00 em viagens.
Para ter acesso aos benefícios da “Campanha da Dipanda”, os utentes, deverão deslocar-se aos diferentes pontos de atendimento da ENBI e levar consigo uma cópia do Bilhete de Identidade ou um documento de identificação emitido por uma entidade estatal e uma foto tipo passe.
Poderão ainda submeter o seu pedido de emissão, por e-mail, anexando os documentos através do endereço electrónico: adesãogiramais@enbi.ao, indicando o número de telefone e o ponto de levantamento do passe.
A partir de 1 Dezembro os pagamentos em dinheiro serão substituídos pelo passe Giramais nas principais rotas das 6 províncias, onde se encontra instalado o SNBI, devendo os utentes proceder ao carregamento mínimo de kz 1 500,00.
Em Luanda a medida abrange as rotas: Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1º de Maio), Avenida Fidel de Castro (início Via Expressa – Vila de Cacuaco) e Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo e Vila de Cacuaco – Baleizão).
Em Benguela, a rota Baía Farta – Benguela – Catumbela – Lobito.
Na Huíla, a rota Estátua da Liberdade – Centralidade daQuilengue e Eiwa – Mercado do Mutundo.
Enquanto que a província do Huambo, o trajecto Huambo – Caála.
Já em Cabinda, as rotas Chiloango – Pioneiro Zeca eChiloango – Subantando.
E na província de Malanje, os itinerários Mercado da Catepa – Mercado da Chauande e Mercado da Catepa -Mercado de Cangandala.
Após 10 de Dezembro, a data final da “Campanha da Dipanda”, a emissão dos passes volta ao preço normal de 5990,00 kwanzas e 1.500 kwanzas de carregamento mínimo obrigatório.
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) é uma empresa de domínio público tutelada pelo Ministério dos Transportes, encarregue da modernização e digitalização do sistema de transporte público colectivo urbano de passageiros, através da implementação e gestão do sistema nacional de bilhética integrada, actualmente, presente nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje e Cabinda, bem como, da emissão e gestão dos títulos de transporte intermodais (autocarros, comboios e barcos) integrados no sistema nacional de bilhética integrada.